Dólar com. 4.9938
IBovespa 0.58
24 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vigilância Sanitária apreende 500 kg de produtos vencidos na Levada
05/02/2024 às 11h40

Blogs

O que é Osteonecrose de Sever?


Osteonecrose de Sever é uma inflamação da placa de crescimento do osso do calcâneo na criança e no adolescente.

Patologia esta que pode ocorrer durante a pratica excessiva de atividades físicas, em especial a atividade competitiva, a qual leva a uma carga excessiva de exercícios, associado ao uso de sapatos inadequados para a pratica daquele esporte, assim como a irregularidade da superfície do solo onde está sendo praticada a atividade, em um esqueleto imaturo, em desenvolvimento.

Como já relatado anteriormente a definição da osteonecrose de sever é uma inflamação da placa de crescimento do osso do calcâneo na criança e no adolescente em fase de crescimento que praticam atividades físicas excessiva (VALE LEMBRAR). Outras condições também podem causar a osteonecrose de sever, como: o trauma, crescimento ósseo, anormalidades biomecânicas, obesidade, genética e crescimento acelerado.

 A dor do calcanhar é uma condição comum em crianças e adolescentes, especialmente em meninos. Estima-se que possa afetar até 1 em cada 10 crianças em idade escolar que praticam atividade física mais intensa, principalmente aquelas relacionadas a impactos, como futebol, tênis, basquete e atletismo. Lembrando que o osso do calcanhar se desenvolve até aproximadamente 15 anos de idade e nele está inserido o tendão de aquiles/calcâneo bem na apófise do calcâneo, podendo o aumento de tensão/contratura/encurtamento desta musculatura da panturrilha ocasionar esta patologia.

Para o diagnóstico, o médico ortopedista deverá colher uma anamnese detalhada da criança, em especial relacionando a pratica de esportes, e a sintomatologia apresentada – dor na região do calcâneo, algumas crianças apresentam calor na área, edema, suor, sensibilidade no calcanhar, desconforto no calcanhar ao acordar ou quando o mesmo é pressionado, mancar, presença de dor mais intensa após caminhada ou exercício físico, bem como maior dificuldade de permanecer em pé, dor durante corrida ou ao praticar esportes que tende a diminuir com o repouso, sendo complementado por um exame de imagem que pode ser uma radiografia ou ressonância magnética, que serve também para descartar outras condições/patologias.

O tratamento da doença de sever é conservador e consiste em medidas analgésicas, repouso relativo, fisioterapia, gelo e uso de sapatos com amortecimento, além de afastamento das atividades físicas em excesso. Quanto mais rápido for iniciado o tratamento, mais rápida será a recuperação. O tratamento costuma ser muito efetivo no combate à doença, retornando ao seu nível normal de atividades logo depois de dois meses.

Vale lembrar que após o tratamento, a criança ou adolescente, caso retorne as atividades esportivas “em excesso” a patologia pode retornar. A doença deverá está resolvida depois dos 15-16 anos do adolescente, idade em que o calcâneo estará formado, na fase final do crescimento.

Nestes casos de dor em região do calcâneo no tornozelo, procure um médico ortopedista, este irá orientar e acompanhar seu filho até o retorno as atividades físicas.

SEU FILHO, SEU MAIOR TESOURO!


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]