Dólar com. 5.1031
IBovespa 8
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões
19/02/2024 às 07h00

Blogs

O que é Doença de Osgood-Schlatter

                                                           


A doença de Osgood-Schlatter é uma inflamação dolorosa do osso e da cartilagem, ou seja, é uma osteocondrose na tuberosidade anterior da tíbia onde se insere o tendão patelar, ambos fazem parte do mecanismo extensor da perna, portanto, trata-se de um distúrbio da placa de crescimento que ocorre quando a criança está crescendo rapidamente.

A doença de Osgood-Schlatter se desenvolve entre os 10 e os 15 anos de idade e, em geral, afeta somente uma perna. A doença é geralmente mais comum em meninos, mas a diferença entre gêneros está diminuindo à medida que cada vez mais meninas se envolvem em programas esportivos.

Normalmente esta doença se desenvolve devido a tração desenvolvida pelo tendão patelar na tuberosidade anterior da tíbia, especialmente, em criança/adolescente que realiza atividades físicas excessivas.

Os principais sintomas da doença de Osgood-Schlatter são dor, inchaço e sensibilidade na tuberosidade anterior tibial na região do joelho, imediatamente abaixo da patela. A dor piora com a atividade e melhora com o repouso.

O diagnóstico da doença de Osgood-Schlatter, é clinico, levando em consideração a anamnese e o exame físico da criança/adolescente, no momento da consulta. Quando realizado, o exame radiográfico do joelho acometido pode mostrar um aumento ou fragmentação da tuberosidade anterior da tíbia.

Os sintomas da doença de Osgood-Schlatter geralmente melhoram após algumas semanas ou meses, devendo ser evitado exercícios físicos em excesso e flexões muito profundas do joelho.

O uso de medicamentos como anti-inflamatórios e/ou analgésicos, associados a exercícios de alongamento devidamente monitorado e aplicação de gelo no joelho afetado pode ajudar a aliviar a dor.

Portanto, criança/adolescente queixando de dor na face anterior do joelho, que realiza intensa atividade física, algumas vezes até mesmo sem atividade física intensa, procure um médico, pois pode ser entre várias doenças à Osgood-Schlatter.


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]