Uma empresa é uma estrutura, nesta há diversos pilares que
são essenciais para
o desenvolvimento da companhia e que são imprescindíveis para o sucesso da
mesma. É de vital importância que o empreendedor seja capaz de enxergar que
estes pilares precisam estar interligados para que haja crescimento.
Possuindo diversos setores que coexistem e são codependentes, a comunicação e
um bom relacionamento entre eles é essencial, do contrário, uma má relação
poderá acarretar em problemas e em um rompimento na base que é
indispensável para que a organização se mantenha viva e prosperando.
Um bom relacionamento consiste no seguinte esquema: Uma das partes envia
uma mensagem, garantindo que a outra vá receber e compreender, para assim
ser possível haver uma resposta (feedback). Essa dialética irá definir o futuro da
empresa, seja ele positivo ou negativo.
O que é Gestão empresarial?
Antes de discorrer sobre a importância de uma boa relação entre o setor
contábil e o jurídico, é preciso explicar algumas terminologias para o jovem
empreendedor que está a iniciar o seu negócio e ainda não domina os chavões
básicos.
A gestão empresarial é de interesse de todas as organizações, sejam estas de
pequeno ou grande porte, porque este é o conjunto de ações voltadas para o
crescimento sustentável da companhia e para que haja desenvolvimento, é
preciso adotar essas ações.
É preciso enxergar a empresa como uma máquina, logo, é necessário que haja
manutenção para o seu funcionamento, isto envolve ações que são: organizações
de processos, controle de finanças e administração de recursos humanos e
matérias, em suma, tudo que é necessário para que a organização funcione.
Perceba que o sistema de gestão não prioriza nenhuma área da empresa em
detrimento da outra, todas as partes recebem atenção a fim de otimizar o
desempenho e alcançar sempre melhores resultados que irão promover o
crescimento da companhia.
Um jargão bastante comum no meio é o de que nem todo dono de negócio é o
gestor da empresa, isso se dá pela necessidade de possuir conhecimentos
específicos para se tornar um gestor, além é claro de muito estudo.
O que é e como funciona a comunicação interna em uma empresa?
Agora que você aprendeu o que é a gestão financeira, vejamos agora outro
conceito que é vital para o bom funcionamento das organizações, que é a
comunicação interna e como ela ou a falta dela, poderá definir o sucesso ou o
fracasso da sua empresa.
Toda firma precisa de uma boa comunicação interna, esta atividade fica por
responsabilidade do setor de recursos humanos, em suma ele é responsável pela
interação entre a organização e os seus servidores, a fim de criar um ambiente
de trabalho saudável para todos, sem os estresses ou a competição acirrada
entre os colegas de trabalho.
Em toda companhia existe uma comunicação interna, agora se ela é gerenciada
ou não é o que difere as relações no ambiente de trabalho. Exemplificando para
ficar mais claro: É criar um local de trabalho coeso, onde os funcionários
partilhem os objetivos da empresa, e saibam o que acontece e participem das
ações para que haja desenvolvimento.
Sendo mais específico, a comunicação interna tem como fim engajar os
servidores, buscando um melhor desempenho de toda a equipe, incentivando os
mais diversos setores da organização a se comunicar, criado assinto um sistema
Como criar um bom relacionamento entre o setor jurídico e contábil?
Embora seja comumente relacionada ao Departamento de recursos humanos,
não é dever exclusivo deste setor se responsabilizar pela promoção da
comunicação interna na empresa, todos os departamentos e sem exceção devem
aderir à uma boa dialética intersetorial.
Há a importância de mencionar duas áreas de uma empresa que essencialmente
necessitam ter uma boa comunicação, são estas o setor jurídico e o setor
contábil, veja a seguir por quais razões é importante que haja um
relacionamento produtivo entre ambos.
Ante a complexidade do sistema tributário brasileiro, com o número de regras e
normas surgindo exponencialmente, os gestores da companhia necessitam
possuir um setor contábil de qualidade, a fim de evitar prejuízos para a empresa
que poderão consequentemente levar a falência.
Por outro lado, ao iniciar uma empresa, é imprescindível ter como aliados
advogados especializados em direito empresarial, este ramo do direito privado
estuda os empresários e suas relações com sócios, terceiros, marcas e patentes,
entre outros.
Desde os primórdios da organização o gestor deve criar um ambiente propício
para que haja uma comunicação interna de qualidade entre a área jurídica e
contábil, ambas ficarão responsáveis por decidir certas características da
organização, tais quais:
O modelo do registro empresarial, se empresa individual ou o tipo de sociedade
empresária mais adequada, bem como o melhor regime tributário para a
empresa, detalhando ainda que tipos de documentos são necessários para a
constituição e formalização do negócio e em quais órgãos de registro e
procedimentos deverão ser adotados.
A união de ambos os setores não deve se restringir apenas ao período de
abertura da firma, eles terão que trabalhar cotidianamente para a manutenção
da organização, serão responsáveis por tarefas como acompanhar os direitos e
obrigações societárias, a regularidade no âmbito tributário, dentre outros.
Quais as vantagens de manter essa boa comunicação interna entre o jurídico e o contábil?
A união entre esses dois setores em um relacionamento voltado para o
desenvolvimento da organização, traz inúmeros benefícios não somente para a
empresa, mas também para os integrantes da equipe de funcionários e para os
clientes.
Isso se dá porque além de escolher mais assertivamente o regime tributário
ideal, evitando assim prejuízos desnecessários, torna também regular as
atividades que serão desenvolvidas e os contratos com os clientes e
funcionários, legitimando a imagem da organização.
Por fim, a construção de uma comunicação interna eficiente é essencial para a
otimização no funcionamento da empresa, com enfoque especial nestes dois
setores que são pilares tão importantes na estrutura de qualquer organização.
Como já mencionado acima, toda empresa tem uma comunicação interna, mas
nem todos gerenciam de maneira a visar o desenvolvimento da empresa e
muitos sequer percebem quão vital é aliar o setor contábil ao setor jurídico,
atrasando o que poderia ser uma ascensão exponencial da sua companhia.
Autor: Erick Nuñes - Acionista da Tag Contabilidade com histórico comprovado de trabalho no setor de serviços ambientais.Possui Mestrado em Administração de Empresas (M.B.A.) com foco em Administração e Gerenciamento de Negócios, Geral pela Millenia Atlantic University.
Conteúdo informativo sobre assuntos do âmbito jurídico de interesse popular.