Dólar com. 5.1652
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/07/2021 às 09h31

Blogs

Nada de “mimimi”. É luta que chama em toda parte!


Tereza Nelma - Deputada Federal, Procuradora da Mulher

A criação do Observatório Nacional da Mulher na Política, que lançamos na última quarta-feira de junho, na Câmara de Deputados, em Brasília, é o maior mecanismo de investigação da mulher na política do país. Iniciativa pioneira que vem como esperança de tornar mais agradável os espaços que as mulheres ocupam na política e vai monitorar atitudes que tentarem desqualificar suas lutas pela plena participação feminina na sociedade e na direção do Estado e das empresas.


Um momento histórico onde várias vozes de parlamentares se levantaram durante o lançamento contra as ameaças recebidas pelas líderes políticas Manuela D’Avila, ex-deputada federal do PC do B, ameaçada de morte, e da minha própria filha, vereadora Teca Nelma, censurada no plenário da Câmara de Maceió por suas ideias.


Tanto um caso com alguém escondido no anonimato, como o outro praticado publicamente por um delegado de polícia, são exemplos, entre muitos outros, que ligam os machismos, intolerantes e reacionários, do sul ao nordeste do país. Não podemos ficar caladas. Temos que impedir novas Marielle Franco, assassinada a tiros, covardemente, um crime até hoje abafado.


Não podemos mais conviver com os ataques frequentes a mulheres jornalistas, políticas trans, legalmente eleitas, por vozes que desqualificam diariamente as mulheres e que saem, às vezes, da própria presidência da República.


A Procuradoria da Mulher na Política vai ganhar espaço nas Assembleias Legislativas de todo o país, enfrentando as injustiças, os preconceitos, os ataques covardes às mulheres onde se manifestarem. É uma ferramenta que vai auxiliar no monitoramento da atuação política de mulheres nas esferas municipal, estadual, federal e internacional. A luta das mulheres contra a opressão, a discriminação, a violência política e machista tem que ser enfrentada em todo o mundo.


Nos enche de orgulho, por exemplo, que a Assembleia Constituinte do Chile, um país que sangrou com o fascismo em passado recente, seja composta por uma maioria de mulheres. Quanta diferença, se comparada às pressões nos bastidores para reduzir a participação das mulheres na nossa Câmara dos Deputados a 10%, na dita reforma política que está sendo construída, ou seja, uma tentativa de minar nossa representatividade que já é tão pequena.


Nosso movimento já alcançou 30% de mulheres nas chapas eleitorais, sem contar os 30% de recursos para suas campanhas, apesar de frequentemente violados por direções partidárias atrasadas e machistas. Nossa meta continua sendo alcançar a participação de 50% de mulheres nos parlamentos. E não só. Queremos também a paridade no comando dos Tribunais Superiores, Ministérios Públicos, Forças Armadas e outros poderes de Estado.


O nome dessa nova ferramenta é Observatório, que não pode tudo, mas é um avanço e será a nossa voz. Com esse novo instrumento pretendemos desvendar crimes, os ataques, as injustiças e agir, exigir punição. Nada de mimimi. Mas muita luta, com unidade, seriedade, coragem e respeito ao pluralismo, isso sim.Nem é preciso nos aguardar. Chegaremos já.


*Publicado na edição 49 da revista Painel Alagoas


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]