Dólar com. 6.085
IBovespa 1
22 de dezembro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Furtos de cabos e luminárias causam prejuízo superior a R$ 100 mil em Maceió
06/09/2022 às 19h55

Blogs

Carta aberta à imprensa alagoana sobre a invisibilidade das mulheres nos espaços de fala

Divulgação Instagram


Hoje assistimos a telejornais e vimos matérias sobre a desnecessidade das autorizações de cônjuges para a realização de laqueaduras. Ainda que o tema alcance e importe aos homens, é sobre o corpo das mulheres que esta legislação mais toca.
.
Esta alteração legislativa não foi apenas um fato jurídico, mas também político porque adveio, sobretudo, da luta de muitas mulheres.
.
Apesar de ser principalmente sobre nós e termos centenas de mulheres que poderiam comentar o tema, vimos somente homens falando, de certa forma invisibilizando lutas e, mais que isso, vozes!
.
Este caso foi apenas um exemplo das inúmeras situações em que homens são “convidados” a falar sobre algo que toca especialmente a vida das mulheres.
.
É fundamental que os canais de comunicação atentem à importância de ter mulheres ocupando todos os espaços de fala acerca de todos os temas e, ainda mais fundamental, é que quando se tratar de nós que seja uma de nós, mulheres, a falar.
.
Fazer isso é dar visibilidade e demonstrar coerência com a necessária qualidade da informação.
.
Por esta razão, conclamamos a toda a imprensa alagoana que deem espaço de voz às mulheres em todas as áreas, pois depois de tantos séculos de exclusão histórica, fundamental que a imprensa também se comprometa com nossa visibilidade, principalmente quando se trata de temas que interferem direta e quase que exclusivamente no universo feminino.


Associação das Mulheres Advogadas de Alagoas - AMADA


Painel Opinativo por Diversos

Espaço para postagens de opinião e expressão dos internautas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]