Dólar com. 5,366
IBovespa -1,18
28 de setembro de 2020
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel TJRJ escolhe desembargadores para processo de impeachment
14/09/2020 às 12h33

Blogs

Políticos ignoram covid na pré-campanha eleitoral

Políticos ignoram covid na pré-campanha eleitoral 


A população dos bairros periféricos de Maceió tem recebido a visita de pré-candidatos a prefeito e a vereador da capital, em plena pandemia do coronavírus, a maioria indiferente ao distanciamento social que continua recomendado pela Organização Mundial de Saúde e autoridades sanitárias lo­cais. Sem nenhum constrangimento, postam fotos de abraços (alguns até sem máscaras), apertos de mão, conversas de pé de orelha, junto a diversas pessoas, reuniões em comunidades, como se a Covid já tivesse sido debelada.
No interior do estado, a situação se repete e é até mais grave quando, além da aglomeração, ferem a lei eleitoral descaradamente. Já há pré-candidatos a prefeito usando em redes sociais e adesivos de carro até o seu número que, legalmente, só será oficializado após a convenção partidária e a candidatura registrada. 


Mas, se não ligam a Covid, um vírus que infecta, contagia e mata, imagine se vão dar atenção à legislação eleitoral? 


É Alagoas num Brasil de Meu Deus!!!! 


Pastor João Luiz lança pré-candidatura a vereador 


O ex-deputado estadual João Luiz (foto), vereador de Maceió por seis mandatos consecutivos, já anunciou a sua pré-candidatura à Câmara Municipal da capital pelo PRTB. Como vereador e como deputado estadual, a sua plataforma de trabalho sempre foi na área social. “Minha história de vida, como menino de rua, humilde, tendo enfrentando muitas dificuldades para chegar até aqui, me aproxima do povo mais carente, mais necessitado, mais dependente da assistência pública para sobreviver, e é dessa forma que vejo a política atuando por meio de mandatos que respondam à confiança do voto popular”, diz o Pastor. 


Justiça seja feita 


A prefeita da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura (foto), que vai à reeleição pelo Democratas, tem feito uma gestão de excelência nesses quase quatro anos. A diferença, para quem mora ou frequenta a cidade, é bem visível: organizou as finanças do município, pagou débitos passados, valorizou o servidor púbico, investiu em saúde, educação e infraestrutura, tem qualificado as políticas sociais, e está abrindo as portas com responsabilidade e compromisso para o turismo, vocação econômica do lugar. 

O laranjal 


Nem começou ainda a campanha, já tem pré-candidatos laranjas por aí a fora. Como funciona? Servem a algum político para tentar, no discurso agressivo e, na maioria das vezes, fake news, desqualificar o adversário de quem lhe paga para isso. Uma das vítimas constantes desses laranjas é a ex-senadora Heloísa Helena, que esse ano disputará o mandato de vereadora de Maceió. Ou seja, está bem na mira da podridão dos que usam a política para o mal.  

*O falecimento do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, há cerca de um mês, modificou a disputa eleitoral no município. A sua vice-prefeita, que assumiu agora a titularidade do cargo, vai à reeleição e deverá mesmo disputar o mandato com o vice-governador Luciano Barbosa, ex-prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos. 


*Em São José da Laje, a oposição ao prefeito Rodrigo Valença ganhou mais um nome na disputa pela prefeitura do município: Noemi Lyra, irmã do ex-prefeito Dudui.  


*Na eleição deste ano, só uma tucana tem defendido o fortalecimento do PSDB na capital: deputada federal Tereza Nelma. Ninguém mais, nem os cabeças brancas, nem os cabeças pretas. A propósito do PSDB de Alagoas, em Marechal Deodoro os tucanos marcharão com a reeleição de Cacau, do MDB. Só em Maceió que o partido não “pode” fazer aliança com a legenda do governador Renan Filho. #váentender 


*De frente para a Lagoa será retomado nesse finalzinho de gestão do prefeito Rui Palmeira. Dia 26 agosto passado, em Brasília, ele conseguiu incluir o projeto no programa Casa Verde e Amarela, go governo federal, que substituirá Minha Casa, Minha Vida.

 

A grife que chega aos projetos sociais


Capa da nossa edição de agosto (foto) traz o empreendedorismo da alagoana Endy Mesquita, dona de uma grife de joias que ultrapassa o mercado local de vendas e faz a releitura de conceitos e projetos sociais, geração de trabalho e incentivo ao micro e pequeno empreendedor no estado. A modelo que usa as joias produzidas pela marca Endy Mesquita, em nossa reportagem (página 11), é Octávia Porto. A revista também traz matéria sobre os países que abriram suas fronteiras ao turismo, mesmo com a Covid ainda circulando, a espetacular coluna do jornalista Felipe Camelo, notícias culturais, políticas e outras. 


*Publicado originalmente na Coluna Palanque da edição 40 da revista Painel Alagoas


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]