Áreas indígenas
O fogo já toma quase metade das áreas indígenas regularizadas na região do Pantanal, revelou um levantamento inédito da Agência Pública. A apuração, que analisou todos os focos de incêndio registrados em 2020, revelou que o número começou a aumentar no final de julho, mas explodiu em agosto e setembro – 72% dos focos do ano ocorreram apenas nesses meses.
Áreas privadas
Os dados de satélite revelam também que, em alguns dos locais que mais sofreram com as queimadas, os focos de incêndio surgiram e se multiplicaram primeiro em propriedades privadas.
Áreas de reserva legal
Além disso, parte do fogo teve início em áreas de reserva legal e de mata nativa de donos de terra, que são protegidas por lei e devem ser preservadas.
Parabéns
Em meio ao aumento recorde nas queimadas no Pantanal, o presidente Jair Bolsonaro disse ontem que o “Brasil está de parabéns” pela forma como preserva o seu meio ambiente. A declaração foi dada durante a inauguração de uma usina fotovoltaica no interior da Paraíba.
Rumo ao sudeste
A fumaça das queimadas que atingem o Pantanal chegou ao Sudeste e à cidade de São Paulo. A expectativa é em relação à possibilidade de “chuva negra” até o próximo domingo em todo o município, a exemplo do que ocorreu em agosto do ano passado com o material particulado que veio da Amazônia.
Com informações do Canal Meio
Notas e notícias sobre política e bastidores do poder