Dólar com. 5,366
IBovespa -1,18
23 de outubro de 2020
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Bolsonaro nomeia Kassio Nunes Marques como ministro do STF
23/09/2020 às 12h13

Blogs

Inverdades para o mundo

O conteúdo do discurso gravado para a ONU, coloca Bolsonaro como um dos principais disseminadores de informações erradas sobre o Brasil.


"Vítima da desinformação"

Em discurso gravado para a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil é vítima de uma campanha de desinformação a nível internacional. “A Amazônia brasileira é sabidamente riquíssima”, afirmou. “Isso explica o apoio de instituições internacionais a essa campanha escorada em interesses escusos que se unem a associações brasileiras, aproveitadoras e impatrióticas, com o objetivo de prejudicar o governo e o próprio Brasil.”

Nominando "culpados"

De acordo com a versão do presidente, Amazônia e Pantanal, por serem biomas úmidos, não permitem que o fogo se propague. São as queimadas provocadas por índios e caboclos, para fazer a roça em terras já desmatadas, que fazem levantar fumaça.

De "mãos atadas"

Bolsonaro também defendeu a ação de seu governo contra a pandemia da Covid-19. “Por decisão judicial, todas as medidas de isolamento e restrições de liberdade foram delegadas a cada um dos 27 governadores das unidades da Federação. Ao Presidente, coube o envio de recursos e meios”, sugeriu, para dizer que esteve de mãos atadas.

Real "super valorizado"

Nas contas do presidente, seu governo pagou mil dólares a 65 milhões de pessoas no que classificou como o maior programa de assistência aos mais pobres da história do país. Bolsonaro ainda encaixou, no discurso, um apelo à liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia. 

Inverdade I

O conteúdo do discurso coloca Bolsonaro como um dos principais disseminadores de informação errada sobre o Brasil. A própria ideia de que florestas úmidas não queimam não é verdadeira. Tampouco há qualquer indício que sustente a ideia de que o fogo é provocado por indígenas ou população local e, em 2019, pelo menos um inquérito foi aberto para averiguar ações de fazendeiros para provocar queimadas.

Inverdade II

O STF não determinou que os governadores decidiriam sobre isolamento. A decisão foi de que a responsabilidade era compartilhada por estados e união. 

Inverdade III

A soma do total de nove parcelas do auxílio emergencial resulta em R$ 4.200, que equivaleria aproximadamente a US$ 770. 


*Com informações do Poder 360


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]