Dólar com. 5.3319
IBovespa -1.52
01 de dezembro de 2020
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prefeita eleita de Bauru sofre ataques racistas nas redes sociais
27/10/2020 às 09h53

Blogs

Era para ser uma eleição atípica...

Essa realmente era para ser uma eleição atípica, sem aglomerações, sobretudo. Afinal, estamos ainda na pandemia do Coronavírus, mas, se na pré-campanha os políticos não obedeceram às regras das autoridades médicas e da ciência, imagine se fariam isso, agora, na campanha propriamente dita?
Nos semáforos e em alguns pontos mais movimentados de Maceió, por exemplo, vê-se claramente jovens distribuindo adesivos e toda propaganda eleitoral, sem a devida proteção que o momento exige, à exceção da máscara que nem sempre está no rosto e com os cuidados necessários. Já as caminhadas, essas, não há qualquer prevenção, nem dos candidatos, nem dos prováveis eleitores.


Em três cidades do Litoral Norte, São Luiz do Quitunde, Barra de Santo Antônio e Paripueira, um juiz, eleitoral corajoso e sensato, proibiu comícios, caminhadas e quaisquer eventos que provoquem aglomeração.
Exemplo que deveria ser seguido nos demais municípios, em Alagoas e no Brasil.


Mas, já que é impossível seguir à risca a prevenção à Covid por meio do distanciamento social, que pelo menos as candidaturas banquem os EPIs (equipamentos de proteção individual) para quem trabalha, e oriente a população, nas aglomerações, a fazer uso da máscara e álcool em gel, evitando os abraços “calorosos” que se tornam cartão-postal das campanhas políticas.


A saga de Almeida


O ex-prefeito Cícero Almeida (foto) tenta retornar à prefeitura de Maceió desde 2016, quando foi derrotado em dois turnos pelo o hoje prefeito Rui Pal­meira. Esse ano, Almeida disse que era candidato, renunciou, voltou a ser candidato, renunciou e agora está no páreo novamente. É claro que surgiu muitos boatos acerca da motivação de toda essa confusão, inclusive, um deles apontava um acordo fracassado do partido do ex-prefeito om o PSB de JHC. O fato é que Cícero, pelo menos até o fechamento da nossa coluna, era candidato, embora há quem diga que daqui para mais tarde, o homem desiste de novo.


Redes Sociais


A ex-senadora Heloísa Helena (foto), candidata à vereadora por Maceió, está focando sua campanha nas redes sociais. Conversa com a população por pelo menos duas lives por semana e vídeos, falando de suas propostas para as políticas públicas da capital. Heloísa tem um trabalho substancial no município em várias áreas, principalmente nas da saúde, educação e social.


Articulador 


O candidato a vice-prefeito de Maceió na chapa de Alfredo Gaspar de Mendonça, Tácio Melo (foto) tem sido o grande articulador político da campanha. É dele o mérito de amenizar crises em alguns grupos políticos e juntar todos no mesmo compromisso por uma Maceió cada vez melhor.  

A Lua da UP 


Lenilda Lua (foto), candidata à prefeita de Maceió pela UP, tem surpreendido pela campanha clara, objetiva e próxima das reais necessidades da população de Maceió. Valéria Correia, candidata à prefeita pelo PSOL, perdeu a oportunidade de ter Lua como sua vice. Há quem diga que a representante da UP estava disposta à aliança para unir a esquerda em uma só candidatura, mas o partido de Valéria teria brecado. Lua tende a crescer mais ainda na disputa.

*Nunca foi pacifico o clima eleitoral em Arapiraca, mas esse ano superou-se. Quem viver, verá o resultado depois de 15 de novembro próximo. 


*Campanha formiguinha, porta a porta, olho no olho, a candidata a prefeita de São José da Laje, Noemi Lyra, vai conquistando simpatia e votos.


As desigualdades na pandemia da Covid


Na edição passada, a PAINEL ALAGOAS (foto) falou sobre as desigualdades sociais e econômicas na pandemia da Covid-19. Um cenário preocupante e verdadeiro, desnudo pela realidade do vírus no Brasil e no Mundo. Também trouxemos uma reportagem sobre o retorno do Tie Dye à moda e a grife Marina Ferro, pioneira em Alagoas desse estilo elitizado, falamos sobre a arte singular do arquiteto Lúcio Moura e do “novo normal” nas telinhas de TV, com os bei­jos de efeitos especiais. 


*Publicado originalmente na coluna Palanque da edição 41 da Revista Painel Alagoas


Painel Político por Redação

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]