Dólar com. 5.8755
IBovespa -3.98
08 de março de 2021
min. 25º máx. 31º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel 124.729 alagoanos já foram vacinados contra a Covid-19
31/01/2021 às 11h45

Blogs

Às Vésperas

 

Ao contrário do que muita gente pensa, as vitórias de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco para o comando do Congresso , podem representar um enfraquecimento definitivo de Jair Bolsonaro

Na reta final

Com a eleição para as presidências da Câmara e do Senado acontecendo amanhã(01/02), o Planalto liberou R$ 3 bilhões para 250 deputados e 35 senadores aplicarem em obras nas suas bases eleitorais. A liberação teria sido articulada pelo ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, cujo gabinete virou o QG das candidaturas do deputado Arthur Lira (PP-AL) e do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). É bom lembrar que, recentemente em Sergipe, o presidente Jair Bolsonaro, defendeu abertamente a candidatura de Lira. “O deputado Arthur Lira. Se Deus quiser, (será) o nosso presidente”, afirmou.

Autonomia

No Senado, Simone Tebet (MDB-MS) parece ter sido abandonada pelo seu próprio partido e já se declara uma candidata independente à presidência da Casa. Em entrevista à repórter Andréia Sadi (GloboNews), a senadora justificou a permanência de sua candidatura como forma de manter a independência entre os poderes. Para ela a eleição de candidatos apoiados pelo presidente interfere na autonomia do legislativo.

Refém

Tudo indica que  Arthur Lira,  e  Rodrigo Pacheco,  comandarão o Congresso Nacional a partir de fevereiro. Num primeiro momento pode-se imaginar que as chances do impeachment deixaram de existir, mas analistas políticos em Brasília sugerem que a vitória desses candidatos não representa um fortalecimento de Jair Bolsonaro. Ao contrário, o enfraquece pelos próximos dois anos pois transformará o presidente em refém do Centrão para permanecer no Poder.


Questionamentos

1-O que faz o MDB, partido com maior bancada no Senado, abrir mão da disputa pelo comando da Casa, ao "esvaziar" sem cerimônia, a candidatura de Simone Tebet?

2-Que tipo de oposição faz o PT ao apoiar , sem o menor constrangimento, o candidato "do Planalto" à presidência do Senado?


*Com informações do Estadão e O Globo



Painel Político

Notas e notícias sobre política e bastidores do poder

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]