Justiça manda Renan retirar vídeo que dizia que JHC é investigado no caso Master
A Justiça Eleitoral determinou nesta segunda-feira (14) que Renan Filho retire do Instagram um vídeo no qual afirma que JHC é investigado no caso Iprev/Banco Master. A decisão considerou que a documentação apresentada não permite afirmar, nos termos utilizados pela propaganda, que exista investigação criminal contra JHC.
Há uma sutileza importante: em outra decisão, a Justiça manteve publicação que tratava da responsabilidade política/administrativa de JHC pela gestão municipal na época dos investimentos. Ou seja, cobrar responsabilidade política é uma coisa; apresentar como comprovado envolvimento pessoal ou condição de investigado é outra.
Renan Filho dobra a aposta no Master
Mesmo diante da disputa judicial sobre a propaganda, Renan Filho não recuou. Em agenda nesta segunda-feira em Arapiraca, afirmou que JHC perderá a eleição e enfrentará investigação relacionada ao caso Master.
Renan Calheiros também entrou diretamente na ofensiva, afirmando que os R$ 97 milhões teriam sido aplicados sem decisão do conselho do Iprev e atribuindo participação a JHC e ao então secretário municipal de Finanças. A própria reportagem registra, entretanto, que JHC não é destinatário das medidas cautelares da PF; existe menção do MPF a seu “possível envolvimento”, enquanto JHC nega participação e o Iprev sustenta autonomia administrativa.
Marina fecha definitivamente sua chapa: Lessa sai e Jurandir Boia entra
Também houve definição importante na disputa pelo Senado. Ronaldo Lessa está definitivamente fora da eleição. A ata protocolada nesta segunda confirmou Eudócia Caldas como primeira suplente de Marina Cândia e Jurandir Boia, do PDT, como segundo suplente.
Isso encerra a especulação de que Lessa poderia simplesmente mudar de posição dentro da chapa e assumir a primeira suplência. A composição agora fica: Marina — Eudócia — Jurandir Boia.
Para Marina, é importante encerrar rapidamente esse ruído porque ela entrou na reta final efetivamente disputando uma das duas vagas ao Senado.
A reta final começa a ganhar padrinhos: Lula para Renan; Lira para JHC
A movimentação das últimas horas mostra outra transformação interessante da campanha. Renan Filho prepara uma participação mais intensa de Lula em Alagoas, enquanto Paulo Dantas amplia a articulação com prefeitos e lideranças. Do outro lado, Arthur Lira está cada vez mais presente ao lado de JHC e Marina.
No domingo, JHC, Marina e Lira participaram juntos de uma grande carreata pelas regiões das orlas Marítima e Lagunar de Maceió. Renan, por sua vez, esteve nesta segunda em Arapiraca e também intensificou a aproximação com lideranças evangélicas.
Palanque Alagoas
por Redação
Análise dos bastidores e do panorama polítco em Alagoas