Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
30/06/2017 às 00h01

Blogs

Todos Culpados?

Reprodução/NBR


Para refletir: Tudo parado na administração estadual. Incompetência ou safadeza mesmo?


Todos culpados?

(BRASÍLIA) - Esta semana depois de ser denunciado por corrupção passiva no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer resolveu sair da defensiva e atacou o grupo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pela denúncia, na tentativa de desqualificar a delação premiada do Grupo JBS que o levou a mais grave crise de seu governo. Repetindo por diversas vezes que tem “formação de jurista”, Temer apontou fragilidades na denúncia e mencionou um dos procuradores que, há até pouco tempo, trabalhava com Janot na Procuradoria-Geral da República (PGR) e depois foi contratado pela JBS. A reação de Temer à conduta de Janot foi preparada em um auditório do Palácio do Planalto, com transmissão ao vivo na emissora de televisão oficial do governo, a NBR.

Antes de citar o nome do acusado, Temer disse que o faria porque seu nome havia sido “usado deslavadamente na denúncia”. “Marcelo Miller, homem da mais estrita confiança do senhor procurador-geral. [...] Ele abandona o Ministério Público para trabalhar na empresa que faz delação premiada com o procurador-geral!”, acusou Temer, acrescentando que Marcelo sequer cumpriu a quarentena imposta a membros do Ministério Público Federal (MPF). “Ele ganhou, na verdade, ganhou milhões em poucos meses”.

Para Temer, abriu-se um precedente perigosíssimo no Direito Penal com a denúncia de Janot. “Se fosse só o aspecto jurídico, eu não estaria fazendo esse pronunciamento. Eu o faço em função da repercussão política”, reclamou o presidente, dizendo-se vítima de “ataque injurioso, infame”. “Nunca vi o dinheiro [mala de R$ 500 mil, constante da denúncia], não participei de acertos para cometer ilícitos. Onde estão as provas concretas sobre o recebimento desses valores”, ironizou, voltando a carga para Joesley Batista, o empresário que o colocou na situação de denunciado no STF. (Com informações do Congresso em Foco)


Paulão em ação

O deputado Paulão (PT/AL) tem feito muito mais por Palmeira dos Índios do que os políticos locais e à frente dos seus colegas de bancada. Na realidade, mesmo diante de sua importância eleitoral, um dos maiores colégios de votos do estado, a terra xucurus tem recebido , quando recebe, apenas migalhas dos que ali vão buscar apoio para a eleição. Em todos os anos de seu mandato o deputado petista tem dirigido para o Hospital Regional Santa Rita significativa parcela de suas emendas parlamentares. O hospital tem vivido nos últimos anos uma situação de pré-falência, mesmo com sua importância para toda a região. Nada recebe além dos repasses obrigatórios por parte do governo federal. O governo de Alagoas não dá nem um telefonema de solidariedade.


A ética seletiva

O senador José Medeiros (PSD-MT) criticou a ética seletiva do PT, que questiona as palestras do procurador da República, Deltan Dallagnol, mas que nada fala sobre a propina recebida pelo ex-presidente Lula por intermédio de palestras fictícias.

No caso das críticas a Michel Temer feitas pela oposição, José Medeiros lembrou que foi o PT quem o escolheu para compor, na condição de vice-presidente, a chapa encabeçada por Dilma Rousseff à presidência da República.

- A saúde em todo o Brasil está arrebentada, os municípios estão quebrados, os governadores estão quebrados. Quebraram o país. E agora eu ouço um filósofo vir aqui e dizer: ‘Só tem um jeito de salvar o Brasil: é a população ir para as ruas e pedir a volta do presidente Lula. Só o presidente Lula tem capacidade'. Meu Deus do céu é cada uma que a gente tem que ouvir aqui - disse o senador.

José Medeiros afirmou que falta ao PT a autocrítica necessária para reconhecer os erros cometidos durante os 13 anos de gestão do partido.

Ele disse esperar que Lula participe das próximas eleições para que o projeto de poder do PT seja derrotado nas urnas.


Agindo com responsabilidade

O secretário municipal de Gestão, Reinaldo Braga, tem sido um dos destaques na administração da capital. Da linha de frente do prefeito Rui Palmeira tem conduzido a pasta com muita capacidade e também responsabilidade com a coisa pública. Competente negociador tem mantido um canal permanente com os servidores municipais, tratando as demandas com rigoroso critério, mas com o olhar voltado para a valorização dos funcionários da prefeitura em suas diversas categorias.


Me engana que eu gosto

Um dia depois de manter encontro reservado no Palácio República dos Palmares o deputado Francisco Tenório (PMN) teve a ideia brilhante de propor na Assembleia Legislativa um aumento de salário para o governador sob uma pífia e manjada justificativa: “merece ter um aumento”.

Na verdade não se justifica aumentar o salário polpudo do governador quando este vem alardeando que o estado está crise. E o pior: a maneira hipócrita de tentar mostrar que foi iniciativa do deputado e não uma ordem sua para obter o aumento. Coisas de Alagoas de hoje.


Fica sozinho

O deputado Ronaldo Lessa (PDT/AL) pode levar um tremendo tombo nas próximas eleições por conta de sua “instabilidade partidária”, coisa que o acomete a cada eleição. Iniciou uma suposta negociação para embarcar no navio do governador que ao que parece foi abortada por enquanto. Com seu gesto ameaçou o prefeito Rui Palmeira e seus aliados de debandar a um custo mais vantajoso e parece  não conseguiu.

Com eleições sempre em episódios circunstanciais já perdeu vários embates por causa de sua arrogância e pequenez política.

Os principais caciques da política local têm sempre um pé atrás e não confiam no deputado que está sempre à procura de se dar bem.


Collor vem ai

Uma pessoa conversou com o senador Fernando Collor em Brasília e obteve dele a informação de que poderá, sim, disputar o governo do estado no próximo ano. Com um carisma irretocável, imensa capacidade de “fazer votos”, principalmente entre as camadas mais pobres, disputaria com amplas chances de vitória e sem correr risco em seu mandato no Senado, onde tem cadeira cativa até 2022.

Ao que se sabe encomendou pesquisa própria e os dados lhe dão confortável posição com possibilidade real de desbancar o governador do “trono”.

Ai alguém completou: Com certeza não ouvirá nenhuma acusação vinda do palanque do governador, uma vez que esses estarão na mesma vitrine podre da Operação Lava Jato e até outras acusações mais graves.


Conta Gotas

OS FRAUDADORES do mestrado da UFAL continuam mandando e bancando áreas vitais do governo. Procura-se ética e probidade.

DE UM ESPECIALISTA em política: O novo é Mauricio Quintella, Rui Palmeira, Marx Beltrão. O velho é Renan Calheiros, Renan Filho e outros, pelas práticas recorrentes. Entendeu?

MUITAS RECLAMAÇÕES nos serviços prestados às comunidades pela Secretaria Municipal de Saúde. É bom o prefeito ficar de olho.

MILTON HÊNIO Gouveia e Antônio Carlos Gouveia. Pai e filho. Patrimônios de uma moralidade tão em falta hoje em dia. Alagoas do bem agradece.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]