Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
04/08/2017 às 10h50

Blogs

Fica Temer!

Reprodução/TV Câmara

“Indecisão e o medo são as armas dos covardes... O sofrimento e a angustia, o preço” (Miguel de Cervantes).


Fica Temer!

(BRASÍLIA) - Com uma margem favorável menor do que a previsão, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para autorizar a análise de denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), por corrupção passiva, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Antes mesmo do encerramento da votação, os parlamentares da base aliada já comemoravam o resultado assim que foram alcançados 159 votos contrários ao prosseguimento das investigações. Considerando-se o número de parlamentares que registraram presença, as ausências, os votos da oposição, da base aliada e dos dissidentes do governo, não haveria mais condições de se alcançar os 342 votos necessários para a continuidade da análise da denúncia no STF, como determinam a Constituição e o Regimento Interno da Câmara. Anunciado o resultado o placar eletrônico mostrou 263 votos contra a denúncia, 227 a favor, 19 ausências e duas abstenções.


Ausência do povo

Diferente de outras recentes manifestações da população um pequeno grupo  se reuniu em frente ao Congresso, para acompanhar a votação. O ato aconteceu a poucos metros do prédio do Parlamento, que foi isolado e teve esquema de segurança reforçado, restrito à imprensa, aos parlamentares e a servidores.

Centenas de policiais acompanharam os manifestantes, que levaram um carro de som ao local. A cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal reforçou o cerco no centro do poder. A manifestação, promovida por movimentos sociais, entidades e sindicatos favoráveis ao afastamento de Temer, foi considerada um fiasco, pelos próprios organizadores.


Como votou Alagoas

A bancada alagoana na Câmara dos Deputados empatou nos votos a favor e contra o presidente Temer. Todos, acredito, votaram por suas convicções, ideologias ou orientação partidária. Agiram de acordo com a imposição ou opção de cada um e não há o que se criticar um lado ou outro, mas apenas se respeitar o direito do parlamentar em se posicionar no exercício de seu mandato. Alagoas votou assim: Com Temer: Mauricio Quintella, Marx Beltrão, Arthur Lira e Cicero Almeida; Contra: Paulão, Ronaldo Lessa, JHCaldas e Carimbão.

A única posição destoante, mas previsível, foi a do deputado Pedro Vilela, que para confirmar sua ideóloga tucana fugiu da votação. Não teve coragem suficiente para assumir o voto. Mas será sempre assim. 


Mudando o jogo

Esta semana circulou com força informações que levam a um acordo com vistas nas eleições do próximo ano para “arrebentar” o jogo político na disputa majoritária. Há sim a possibilidade de uma união somando Renan Calheiros e Benedito de Lira para o Senado e o governador buscando a reeleição. Mesmo diante do que têm mostrado as pesquisas mais recentes é uma chapa para revolucionar e incendiar a fogueira da politica local.

Fala-se que o senador Biu de Lira estaria incomodado com o ritmo lento e indeciso da oposição e os dois adversários o acolhem de braços abertos. Assim é o jogo da política, ganha os mais espertos.


Precatórios de novo?

Os famosos e cobiçados créditos trabalhistas que movimentaram muitos milhões, encheram os bolsos de gente graúda da administração estadual, fez uma casta privilegiada ganhar muita grana e frustrou milhares de servidores que ficaram apenas na ilusão, voltam à tona recheado de notícias nada abonadoras. Os corredores da Secretaria da Fazenda Estadual estão abarrotados de informações contraditórias e suspeitas, a imprensa está investigando a nova safra de “esquemas” em torno da compra e venda desses títulos. Confrontado, o secretário da Fazenda saiu pela tangente, com um bom lero-lero. Esse filme eu já vi e não gostei. 


O tempo é o dele

 O prefeito Rui Palmeira faz muito bem em não querer falar de política agora, para cuidar dos muitos problemas que sua administração enfrenta. A situação de alguns setores da capital é crônica e a atual gestão os vem enfrentando com austeridade e compromisso com o interesse público. O prefeito é citado como exemplo de administrador responsável e essa pauta o tem colocado como um dos políticos mais bem avaliados da atual safra. Rui Palmeira, na hora certa e na sua hora, vai definir os rumos de seu caminhar e tem amplas probabilidades de sucesso. Precisa corrigir erros repetidos de alguns setores de sua administração que o tem atrapalhado mais que ajudado, principalmente e pontualmente: Saúde, Educação e Trânsito. O resto ele tira de letra.


Exemplo seguido

O prefeito Eduardo Tavares, desde os primeiros dias de sua administração, mostrou que faria diferente, tirando o município de Traipu das páginas policiais e estabelecendo um mandato voltado para solucionar os graves problemas  de um povo sofrido e castigado por desastrosas gestões que o antecederam.

Algumas de suas primeiras medidas de austeridade chamaram a atenção da imprensa e também de alguns prefeitos que têm lhe feito visitas em busca de informações de como fazer certo. Oriundo do Ministério Público, onde exerceu o maior cargo da categoria, como procurador geral de justiça, trouxe para a administração do município o mesmo víeis de zelo com a moralidade e a legalidade, juntos com o empreendedorismo. Seguindo seu exemplo outros prefeitos já começam a adotar postura semelhante. Entre os seguidores da moralidade está o jovem prefeito de Pilar, Renato Filho, que enviou para a Câmara Municipal um projeto que cria a  “Lei Municipal Anticorrupção”.


São todos iguais

Primeiro na linha de sucessão presidencial após o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é proprietário de um escritório que foi utilizado por cerca de quatro anos pela Odebrecht, cujo “Departamento de Operações Estruturadas” distribuía propina e caixa dois para dezenas de políticos importantes – e, segundo delação de executivos da empreiteira, tinha o deputado entre os beneficiários, identificado como “Botafogo” nas planilhas de repasses ilegais. Atualmente, o escritório de Maia, que se diz “leal” ao presidente Michel Temer, é ocupado por uma empresa do BTG Pactual, recentemente envolvido em escândalos de corrupção. As informações são do site The Intercept Brasil.

A reportagem informa ainda que o ex-prefeito do Rio de Janeiro e atual vereador do município, Cesar Maia (DEM), pai e mentor político do deputado, manteve registrada no endereço, nos 1990, a Factóides & Factóides Promoções e Marketing, empresa em sociedade com a mãe e uma irmã de Rodrigo Maia.  Resumindo: eles são todos iguais.


Conta Gotas

TUCANO que é tucano não vota SIM e também não vota NÃO. Simplesmente foge.

BOMBA de efeito devastador pode ser detonada a qualquer momento na política local. O estrago será feio.

ESCOLA DE GOVERNO de Alagoas vem declinando muito em suas atividades fins. Falta apoio ou competência?

MUITAS críticas contra a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. O que estará acontecendo? Vamos apurar.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]