Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
31/05/2019 às 16h04

Blogs

Ataques sob encomenda


Para refletir:

 “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”. 

(Maquiavel)


Ataques sob encomenda

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, tem sido alvo de uma avalanche de ataques injustos e mentirosos, publicações em sites nada respeitáveis e já conhecidos pela convivência de seus espaços abertos à negociatas do mais asqueroso nível. A cada dia inventam uma história diferente com a finalidade de denegrir a sua imagem, com a nítida intensão de chantagear. Montam farsas nas redes sociais e procuram atingir inclusive a família do prefeito.

Conheço e convivo com o Rui e sua família desde o dia que nasceu, pois nesse dia eu estava no interior com seu pai, Guilherme Palmeira, em  campanha e voltamos às pressas para Maceió por motivo do seu nascimento;

Ele nasceu e cresceu moldado em um lar onde impera a dignidade e os valores familiares.

Era seu destino e sua vocação entrar para a política para dar continuidade a história de dois grandes exemplos de homens que orgulharam Alagoas no cenário nacional: seu avô Rui Soares Palmeira e seu pai Guilherme Palmeira, considerado o mais honrado político alagoanos dos últimos tempos.

A trajetória política de Rui Palmeira  e os alagoanos a conhecem bem, lhe deu o seu primeiro mandato de deputado estadual, em seguida consagrado deputado federal com expressiva votação. Prefeito de Maceió e reeleito pela confiança e reconhecimento ao seu trabalho sério e voltado para o interesse público. Tem sofrido muito com a retração de recursos e a queda na arrecadação, mas não tem parado de buscar alternativas para terminar seu mandato ao final do próximo ano entregando ao maceioense uma administração de resultados positivos.

Os ataques de encomenda de seus adversários não o alcançam e a chantagem marginal não o incomoda.


Caravana alagoana

Alagoas vai ficar alguns dias sem a presença do governador Renan Filho e gorda fatia de seu secretariado. Um “representativo” e volumoso grupo de auxiliares do primeiro escalão têm viagem marcada para a China. A justificativa seria “uma viagem de prospecção, em busca de novos projetos para Alagoas”.

Tudo conversa fiada para justificar gastos excessivos do tesouro estadual, anunciado com dificuldades pelo próprio governador.

Já perdi a conta do número dessas “missões turísticas” que no final não resulta em absolutamente nada em benefício do povo alagoano,

Para não dizer que sou do contra e como já estarão por lá mesmo gastando nosso dinheiro, ninguém do grupo fala chinês, sugiro contratar um bom guia de turismo e se esbaldar na farra visitando alguns pontos imperdíveis como:

Uma viagem diurna a Guangzhou (Cantão), na China, partindo de Hong:; KongExcursão de um dia a Hong Kong a partir de Guangzhou pelo trem-bala Round-way ;

Excursão fotográfica ao pôr do sol completa / meio dia Xingping com o Pescador;

Cruzeiro noturno no Rio das Pérolas em Guangzhou com transporte particular;

Excursão privada de um dia à ponte de vidro do desfiladeiro de Gulong a partir de Guangzhou;

Cruzeiro fluvial Li e excursão diurna Yangshuo saindo de Guilin;

Ainda como amigo deixo uma recomendação: tudo começou assim com o governador Sérgio Cabral e sua quadrilha.


Até que enfim uma luz

(BRASÍLIA) - O presidentes do Senado, da Câmara dos deputados e do Supremo Tribunal Federal participaram  de um café da manhã esta semana no Palácio do Alvorada com o presidente da República, no qual estiveram também  os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Eles discutiram um pacto entre os três Poderes que será assinado, provavelmente, na semana do dia 10 de junho no Palácio do Planalto.

As informações à imprensa foram dadas pelo chefe da Casa Civil. De acordo com Onyx Lorenzoni, a ideia é ter um conjunto de metas ou ações pelos quais os Poderes vão trabalhar em conjunto.

Da reunião  se consolida a ideia de que se formalize um pacto de entendimento e algumas metas de interesse da sociedade brasileira a favor da retomada do crescimento brasileiro. Daqui até o dia 10 de junho, nós vamos continuar dialogando com os Poderes para a construção do texto, que será então assinado nesse dia e apresentado ao país. O saldo do café da manhã  foi altamente positivo porque estabelece uma continuidade do diálogo, estabelece uma construção de uma harmonia.


Como papai

O governador Renan Filho teve participação destacada na reunião da SUDENE, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. No encontro , em Recife, defendeu uma agenda própria de desenvolvimento do Nordeste. Além de tratar a pauta da região, falou sobre a reforma da Previdência e a impopularidade do governo federal.

Mostrando desconforto com a Previdência tomar o centro das atenções da agenda política e econômica, Renan questionou que o Brasil não pode parar para esperar a reforma. “Precisamos discutir a Previdência, mas ela não pode se transformar num samba de uma nota só. Precisamos de outras alternativas para retomar o crescimento”. “Todos nós, governadores do Nordeste, somos a favor da Reforma da Previdência. Nós não somos a favor é da retirada de direito dos mais pobres”, ressaltou. 

Ao ser indagado sobre uma declaração de seu pai, o senador Renan Calheiros, sobre o governo ter “envelhecido rapidamente”, ele respondeu que concorda com a maioria das opiniões do pai, mas como governador do estado deve “trabalhar institucionalmente e torcer para que o governo acerte”. “Ele não tem acertado muito até agora”.. (com informações do Diário de Pernambuco).


Bancada feminina

Mesmo composta por deputadas supostamente atuantes e empreendedoras a bancada feminina da Assembleia Legislativa (Jó Pereira, Cibele Moura, Ângela Garrote, Fátima Canuto e Flávia Cavalcante) não tem correspondido ao que se esperava de sua força nas atividades parlamentares da atual legislatura. Ao que parece falta uma coordenação e um projeto de atuação conjunto em pautas de defesa da mulher, das famílias em situação de risco e ações sociais.. Para o externo parece que o lema é “cada uma cuida de si e Deus de todas”. Se mirem na pequena bancada feminina  da Câmara de Palmeira dos Índios, onde apenas duas vereadoras fazem a diferença, inclusive com o apoio do presidente da casa, vereador Agenor Leôncio. Ao trabalho senhoras deputadas.


De olho no futuro

A dedicação do deputado Marcelo Vector na gestão da presidência da Assembleia Legislativa impressiona aos observadores mais atentos. Dirige a casa com uma liderança de conciliação nunca vista em outros tempos. Tem o respeito do governo e da oposição e isto aumenta seu poder e influencia. Tem planos para administrar a casa e prestigiar os servidores que colaboram na realização de suas metas. Seu trabalho está sendo plantado agora, mas com certeza está de olho no futuro que não vai demorar .


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]