Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/09/2020 às 21h00

Blogs

Convenções do Covidão

Para refletir

Não há nada mais inútil que discutir política com políticos. (Salazar)

Convenções do Covidão

Foi impressionante a irresponsabilidade dos dirigentes partidários em Maceió e cidades do interior no tocante a realização das convenções para escolha dos candidatos à prefeitos e vereadores. Apesar da publicação das convocações frisarem que “respeitariam o distanciamento social, o que vimos foi na verdade um absurdo e inaceitável ajuntamento de candidatos, eleitores e curiosos, sem nenhum respeito às determinações de saúde. Tudo foi uma festa regada a discursos medíocres e hipócritas de sempre, abraços e até beijinhos, provavelmente cheios de vírus contaminantes. A coisa foi tão absurda que ouvi de um infectologista: “Poderemos ter muitos candidatos afastados de suas campanhas atacados pelo Covid 19. Bem empregado para esses irresponsáveis.  

Os dízimos do Diabo

Os dez maiores inadimplentes com a União a desenvolver atividades religiosas devem R$ 382,3 milhões aos cofres públicos. A maior parte dos débitos devidos pelas organizações religiosas estão ligadas a contribuição previdenciária – tributo da qual passam a ser definitivamente isentas após a sanção da lei 14057.

A lista está presente no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ligada ao Ministério da Economia. A maior devedora entre as entidades religiosas ativas é a Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial Brasil, ligada à Igreja da Unificação do reverendo sul-coreano Sun Myung-Moon, morto em 2012. A associação cristã deve R$ 99,2 milhões à União, em débitos não especificados. Edir Macedo, Valdemiro Santiago, RR Soares, são alguns dos famosos que fazem parte da lista beneficiada por Bolsonaro.

Rui consagrado

O prefeito Rui Palmeira deixará a Prefeitura de Maceió como o administrador que realizou o maior número de obras em todos os bairros da capital. Prometeu e está entregando uma “Nova Maceió”, à custa de muitos esforços e sob fogo cerrado de setores que fizeram tudo para atrapalhar sua administração, a começar pelo Governo do Estado, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa. Montou uma boa equipe com destaque para a Saúde José Thomaz Nonô; Reinaldo Braga (Gestão), Eliane Aquino (Comunicação); Antônio Moura, (SMTT); deu as diretrizes e colheu resultados satisfatórios. Vai agora para um merecido descanso, para ressurgir em 2022 com uma candidatura majoritária (governador ou senador).

O enigma de Arapiraca

 De repente aconteceu o inesperado na cidade de Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral do estado. O que parecia um fato tranquilo e resolvido se transformou em um grande pesadelo para o supremo maestro do MDB, senador Renan Calheiros, como também para o filho governador. Rompendo com uma tradição de aliança e  dependência política de décadas, o vice-governador Luciano Barbosa, em ato de rebeldia considerado extremo, rompeu todos os laços com seus mentores e lançou sua candidatura à Prefeitura de Arapiraca, contrariando a autoridade do velho senador que desejava impor sua vontade, mais uma vez, manobrando o xadrez político à sua maneira e em benefício  de seus planos para 2022.

Vingança arquitetada?  

A implosão da convenção do diretório de Arapiraca ainda é um enigma a ser desvendado. Ao fechamento dessa coluna o imbróglio criado pelo vice-governador ainda não havia sido desvendado. Porém com certeza, a judicialização do problema já é coisa certa. Duas possibilidades no ar: Luciano Barbosa candidato e desmoralização de seus opositores ou MDB sem candidatos.

Quanto aos motivos que levaram ao rompimento do vice-governador com os Calheiros vários são levantados. O de maior consistência seria uma profunda mágoa guardada desde que sua filha foi presa, pela Polícia Federal, acusada de atos de corrupção. Aos mais íntimos Luciano não escondia seu constrangimento e aguardou o momento certo para dar o troco.

Vingança é um prato que se come frio.

Calendário eleitoral Eleições 2020

A seguir o Calendário Eleitoral a ser cumprido por coligações, partidos e candidatos até as eleições.

26 de setembro: Último dia para registro das candidaturas; início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia. 

Após 26 de setembro: Início da propaganda eleitoral, inclusive na internet. 

9 de outubro: Início da propaganda gratuita em rádio e televisão.

27 de outubro: Divulgação de relatórios pelos partidos, coligações e candidatos discriminando os recursos recebidos do Fundo Partidário, do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e outras fontes, bem como os gastos realizados. 

15 de novembro: 1º turno das eleições 

29 de novembro: 2º turno das eleições

Benedito de Lira pode encomendar o terno. Será o prefeito da Barra de São Miguel com a maior votação da história do município.

Atenção TRE: as malas de dinheiro já estão circulando à luz do dia (ou no escuro das noites).

Logo começa o Horário Eleitoral. Tirem os filhos menores das salas, por favor.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]