Dólar com. 5.2616
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça
02/10/2020 às 19h40

Blogs

A Covid manda notícias


A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano. (Voltaire).


De quem será a culpa?

E de repente um novo e brilhante dia surgiu em Alagoas! Hospitais “zerados”, UTIs sendo desinstaladas, máscaras no lixo, aperto de mão, beijos e abraços e muita comemoração pelo vírus que foi embora. Somos realmente um povo de muita sorte, com um governo bastante eficiente. (Calma gente, tudo isso não passa de uma ficção).

A verdade mesmo é cruel e nem sabemos como será o seu fim. As pessoas começaram a acreditar nessa história e ganharam as ruas, os bares, os shoppings, os políticos naquela de apertar as mãos e abraçar os eleitores em cada eleição, começaram a subir e descer grotas, favelas e periferia, onde muitos nunca foram , fazem caminhadas apinhadas  de gente, como a zombar da tragédia que já levou muitos dos nossos nos últimos meses.

A Europa faz advertências que o vírus está voltando em muitos países e o governo do estado comemora a chegada de voos vindos lotados, dessa mesma Europa, com turistas para conhecer nossas paradisíacas praias e saborear nossa culinária e quem sabe nos oferecer em troca dosagens do velho corona?

Dados do Ministério da Saúde apontam que o país tinha nessa última quarta-feira (30) 4.810.935 casos confirmados de covid-19. O número de mortes chegou a 143.952, sendo computados 1.031 novos óbitos nas últimas 24 horas.

Eleições em Maceió

Propostas e ações dos candidatos

Conforme prometemos a coluna estará até a eleição com espaço para os candidatos melhor situados nas pesquisas, onde possam apresentar suas propostas, falar aos eleitores e debater seus planos de governo com a população. É um espaço democrático (mais ou menos) onde não serão permitidos acusações ou troca de agressões entre os candidatos. Tive um encontro com os jornalistas desses comitês e estabelecemos um pacto que será cumprido por todos.

Alfredo Gaspar

Programa para recuperar perdas na Educação

O candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar (MDB), anunciou no seu Plano de Governo e nas reuniões que tem realizado por toda cidade, a criação do programa “Super Ano Letivo”, que visa compensar os alunos da defasagem educacional provocada pela pandemia do Corona Vírus, que exigiu o fechamento das escolas municipais em Maceió.

O projeto vem acoplado “a ações como reformas e construção de novas unidades de ensino para ampliar o número de vagas e modernizar as instalações, incluindo áreas para práticas esportivas e espaços adequados para o cenário de pandemia e pós-pandemia”, diz um trecho do plano.

O Super Ano vai, ao mesmo tempo, garantir, ampliar os bons resultados alcançados pela Educação Pública do município, com a virada nos números do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Em 2019, pela primeira vez, Maceió superou a média para os anos finais da grade curricular, atingindo 4.3, acima da projeção de 4.2 do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb/2019). O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

“A chegada da Covid 19 e a indefinição sobre a volta às aulas agravaram a situação da Educação nos últimos meses. Praticamente, perdemos o ano letivo e agora teremos que retomar mais fortes, até mesmo para assegurar a boa nota que obtivemos no Ideb”, adiantou Alfredo Gaspar.

Davi Filho

Transporte urbano eficiente e novos traçados do VLT

Precisamos melhorar a nossa mobilidade urbana, e o sistema de ônibus vai ter que mudar para atender decentemente as pessoas". A afirmação é de Davi Filho, candidato a prefeito de Maceió pela coligação ‘Força e Coração pra Mudar Maceió’, ao conversar com moradores da Chã da jaqueira sobre transporte coletivo. Lá, a comunidade sofre muito com a debilidade do sistema.

Na opinião de Davi, antes do desastre da mineração da Braskem, a mobilidade já era crítica em Maceió. “agora virou um caos, e ainda mais agravado pelo sistema de transporte coletivo. A licitação da prefeitura não resolveu os problemas, e quem sofre são as pessoas que dependem desses carroções envelhecidos, que frequentemente enguiçam pelas esquinas da cidade”.

 Davi Filho defende auditagem nos contratos das empresas de ônibus, cobrança da municipalidade por serviços eficientes e debate transparente com a sociedade em torno das questões associadas ao transporte de massa. “A interdição do VLT prejudicou doze mil usuários diários. Eleito prefeito, vou mobilizar nosso grupo político pela viabilização de novos traçados de linha na cidade, já estudos na CBTU”.

João Henrique Caldas (JHC)

Solidariedade aos afetados pela tragédia

O respeito e preocupação de JHC e Ronaldo Lessa com a situação motivou o primeiro dia da jornada da verdade no último domingo (27). A campanha começou com um café da manhã na Associação SOS Pinheiro e seguiu com evento simbólico na Praça Menino Jesus de Praga. JHC iniciou no bairro do Pinheiro, numa demonstração muito clara de respeito, num gesto de apreço por tudo que essas pessoas têm sofrido, por todos os dramas vividos, por esses queridos bairros da nossa capital. Nesses bairros, tem a nossa história, nossa cultura, nossos empreendedores, famílias inteiras que de uma hora para outra viram sua vida mudar de ponta cabeça. A jornada da verdade continuou guiada por um trio elétrico pelos bairros da Chã da Jaqueira, Santa Amélia, Tabuleiro, Jacintinho, Dique Estrada, Praia do Sobral, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

O falso moralismo do MDB

O MDB está longe de ser um partido político que age com coerência.  

Senão vejamos: o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha está preso e condenado a 14 anos por corrupção e lavagem de dinheiro. 

O ex-deputado Gedel Vieira Lima é outro filiado ao MDB que foi condenado a 14 anos de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa. 

Como se não bastasse, o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado também foi acusado de corrupção na empresa estatal.

Detalhe: nenhum deles foi expulso do partido. Mas aqui, em Alagoas, o MDB quer expulsar Luciano Barbosa que lidera todas as pesquisas e teve o nome homologado em convenção como candidato a prefeito de Arapiraca. 

Com base em quê? Pode uma coisa dessa?

Pesquisas mostram que Heloísa Helena vai disparar como a mais votada candidata à Câmara Municipal.

Com essa indigna perseguição ao vice-governador Luciano Barbosa o MDB enterra de vez sua história de protagonismo em Alagoas.

Malas de dinheiro começam a caminhar em Maceió e nada acontece aos infratores, como sempre.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]