Dólar com. 5.3319
IBovespa -1.52
01 de dezembro de 2020
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prefeita eleita de Bauru sofre ataques racistas nas redes sociais
20/11/2020 às 18h59

Blogs

Eleições, quem ganha não leva

PARA REFLETIR

Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada. (Otto Von Bismarck)

Eleições, quem ganha não leva

Você por acaso já viu em alguma aposta levar o prêmio aquele que perdeu o embate? Ou na escolha de síndico de condomínio? Mesmo em uma eleição para senador, governador ou prefeito? Por conta de uma legislação ultrapassada e injusta o mesmo peso não se aplica nas eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e vereadores. Por conta disso são considerados eleitos muitos com votos inferiores aos que ficaram de fora. Confesso que essa conta de representatividade não me convence. O caso mais emblemático dessa eleição em Maceió, foi o de Heloísa Helena, que obteve uma excelente votação, muito além de alguns que foram eleitos e não conseguiu entrar. Não é justo deixar e fora aquela que seria, sem dúvida, a vereadora mais capacitada na Câmara que acolhe as mesmas figuras, com raras exceções e os mesmos vícios de sempre.

Bons de voto

No desenrolar da campanha observei duas candidaturas nas quais cravei: vão ser eleitos, desde cedo. Marcelo Palmeira (PSC) e Joãozinho (Podemos). Fizeram campanhas com mídias bem-feitas, desceram as grotas e se misturaram com a periferia, com o apoio do prefeito Rui Palmeira. Ambos, com inteligência, não esperaram o tempo passar aguardando o pleito. Se organizaram, formaram suas bases de liderança e partiram em busca de votos. Eleição é também competência.

Eleições em Maceió - segundo turno

Como fez no primeiro turno a coluna volta a publicar matérias dos dois candidatos que disputam  a eleição para prefeito de Maceió em segundo turno. As matérias publicadas são de responsabilidade dos comitês eleitorais dos candidatos.

Alfredo Gaspar

Agradece votação e diz que problemas de Maceió são seus maiores adversários

O ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar, que encara sua primeira disputa eleitoral, agradeceu aos maceioenses pela expressiva votação que o fez largar em primeiro lugar para o segundo turno, que vai definir o futuro prefeito da capital.  Ele também deixou claro que seus principais adversários são “os problemas de Maceió”.

“Quero externar minha gratidão por essa vitória no primeiro turno e também deixar claro que eu não busco oponente, os meus adversários são os problemas de Maceió, são neles que estou concentrado. Eu quero trazer novos sonhos, quero resolver o que tem de ruim e tocar em frente essa cidade com muita obstinação. Vou estar sempre pronto para enfrentar qualquer desafio, assinalou Alfredo.

Ele disse ainda que está muito feliz com o resultado e segue o “caminho certo”, discutindo seu plano de governo com a população de todas os bairros da cidade, sempre pronto para atender ao chamado do povo para resolver os problemas de Maceió, como fez questão de destacar desde o período da pré-campanha.

“Estou propondo uma Maceió melhor, criar oportunidades para resolver o que a cidade precisa. Quero entrar firme no transporte público, quero acabar com as filas da saúde, quero ensino integral nas escolas municipais, quero implantar o polo industrial do Benedito Bentes. Temos muitas coisas boas para Maceió, estou muito disposto a fazer essa revolução”, garantiu Alfredo.

Sobre os apoios do governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira, ele acredita que só uma ampla convergência vai resolver os problemas de Maceió de forma mais segura e rápida, principalmente quanto a investimentos de qualidade. Ele também assegura que vai manter também diálogo com o Governo Federal para defender os interesses do povo de Maceió.

 “Com minha experiência, minha independência e autonomia, procuro seguir meu caminho dando as mãos às pessoas. Não sou do time do eu sozinho. Vamos resolver os problemas juntos, e assim a gente vai errar menos. Tenho a certeza que os grandes projetos que tenho para Maceió vão precisar de parcerias, principalmente aquela que estou empenhado em manter com a população da minha cidade”.

João Henrique Caldas (JHC)

Estou pronto para ser o próximo prefeito de Maceió

O segundo turno começou, e JHC vem recebendo apoios que fortalecem sua campanha, a exemplo do vereador eleito Cal Moreira do PSC partido que era da base do candidato de Renan e Rui Palmeira. Nos próximos dias outros nomes manifestarão apoio a mudança de verdade. 

Por onde JHC tem percorrido é notório o clamor por uma mudança na capital. Nesse segundo turno, ao lado do vice Ronaldo Lessa (PDT), dos deputados estaduais Cabo Bebeto (PTC) e Davi Maia (DEM), e do senador Rodrigo Cunha (PSDB) a agenda promete percorrer todos os bairros numa verdadeira corrente pelo bem de Maceió. 

JHC está otimista com o resultado do pleito e reforçou que seu apoio vem das ruas. “Estou pronto para ser o próximo prefeito de Maceió. Vamos trabalhar ao lado do povo para fazer a mudança de verdade. Nossa cidade vai voltar a brilhar. os maceioenses vão confirmar no voto o desejo de mudança. Falar até papagaio fala, a transformação vem com atitude”, disse. 

Dona Aparecida, de 63 anos, disse que está com JHC e vai votar de qualquer jeito. Ela contou que vota no candidato desde sempre e confia no trabalho dele para ser o próximo prefeito da capital. “Eu gosto dele porque ele é honesto, ele conversa com a gente. Aqui em casa todo mundo é JHC”, contou. 

O candidato relembra suas propostas, reforçando que irá enfrentar a máfia dos ônibus, reduzindo o valor da passagem e melhorando o serviço de transporte. JHC também destaca sobre a necessidade de despolitizar a saúde, zerando as longas filas de espera para atendimento e retirando o domínio das unidades de saúde das mãos dos vereadores, um problema admitido pelo secretário municipal de Saúde. 

Acabar com a politização da saúde é uma das minhas metas para os próximos quatro anos. Não podemos deixar que as pessoas fiquem sem atendimento, esperem meses nas filas. O que a população precisa é de uma gestão humana, comprometida com a os maceioenses e disposta a fazer a mudança necessária para melhorar a cidade. Esses são meus compromissos a partir de 2021”, finalizou JHC.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]