Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/02/2021 às 17h42

Blogs

Lava Jato, a morte anunciada

 

PARA REFLETIR

“A racionalidade vencerá o obscurantismo”. (Frase do ministro Luiz Fux, em sessão solene do STF, olhando para Bolsonaro)


Lava Jato, a morte anunciada

Para alegria dos políticos e governos corruptos foi decretado o fim da República de Curitiba e consequentemente a “morte” da Operação Lava Jato.

O anúncio foi feito pelo MPF (Ministério Público Federal) na manhã da quarta-feira. A força-tarefa foi incorporada ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPF.

O anúncio ocorre na mesma semana em que o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o sigilo das conversas entre procuradores da operação Lava Jato e o ex-juiz federal Sergio Moro obtidas  operação “Spoofing”.

Tinha que acabar mesmo. Os bastidores da “operação fim da Lava Jato” mostram o quanto foram promíscuos e levianos o juizeco Sérgio Moro e sua tropa de procuradores midiáticos. O procurador Augusto Aras que chegou com a missão de sepultar a famosa operação de repressão à corrupção, nem teve muito trabalho para cumprir o seu papel. Moro e seus pupilos se destruíram sozinhos.

Ao país vão oferecer um presente valioso: a possibilidade de Lula ser candidato em 2022.

O principal ator do teatro de quinta categoria, Sérgio Moro, apequenou-se por um cargo de ministro da Justiça e a chance de ir para o STF e trocou sua toga suja pelo colo do presidente Bolsonaro, que em boa hora o jogou ao lixo, desmascarando a sua verdadeira face.

Surge um novo tempo? Esperamos que seja bom

A renovação das mesas diretoras da Câmara e do Senado acontece em um turbulento momento da vida institucional brasileira, em meio a uma pandemia ceifando milhares de vidas, enquanto governo e oposição brigam pelo protagonismo da cura que nunca chega e são cometidos erros absurdos, causando mais mortes e relevando a vida da população. O Congresso Nacional até o momento não tem colaborado à altura para apaziguar os ânimos e se unir para buscar caminhos efetivos de combate à pandemia.

O Brasil precisa voltar à sua vida normal, com comércio aberto, industrias funcionando a economia e a saúde caminhando de mãos dadas.

Pelo visto os ares de Brasília começam a mudar, pelo menos momentaneamente, para melhor. Isso não quer dizer que teremos “céu de brigadeiro”, mas é o começo de um bom caminho.

Os chefes das duas casas do Congresso lançaram à Nação um compromisso com o povo brasileiro para o enfrentamento da pandemia e a possibilidade de maior oferta de vacinas e retomada da normalidade da vida.

Assumir o protagonismo da vacinação

“O presidente do Senado Federal e o presidente da Câmara se comprometem aqui e hoje com os seguintes pontos: - Liderar, junto com as instâncias, com os Colégios de Líderes, com as bancadas, levando em conta as proporcionalidades, os canais e os ritos, formas legais para tornar mais ágil o acesso às vacinas para os brasileiros, sempre garantindo o rigor científico, a qualidade do produto e a segurança para os nossos cidadãos. Construir os processos legais para tornar mais ágil esse processo de licenciamento de vacinas. As duas Casas conversarão com especialistas para avaliar o modo de tornar o Brasil mais apto a ter acesso à maior quantidade de vacinas, boas vacinas, que já tenham sido atestadas internacionalmente e torná-las disponíveis para todos os brasileiros”.

Continuam os presidentes “Assegurar, de forma prioritária, que todos os recursos para aquisição de vacinas estejam disponíveis para o Poder Executivo e que não faltem meios para que toda a população possa ser vacinada no prazo mais rápido possível; e que a peça orçamentária a ser votada garanta que cada brasileiro terá a certeza de que o dinheiro do seu imposto estará disponível para sua vacina”. –

Retomada da economia

Finalmente o compromisso de ambos os chefes das casas legislativas com a retomada da economia e o crescimento nacional. “O Senado Federal e a Câmara dos Deputados se comprometem com o País, com a sociedade civil, com os sindicatos, com as forças dos trabalhadores, com o mercado, com as forças produtivas, a discutir pautas de reativação da atividade econômica e estarão abertos para o diálogo com o Poder Executivo, com a equipe econômica e com todos aqueles que queiram contribuir para que o Brasil retome, o mais rapidamente possível, um padrão mínimo de sua produção e geração de riquezas. Assinam este documento o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira”.

Se cumprirem essa pauta e iniciar a reforma tributária, não precisam fazer mais nada esse ano. Os subsídios serão ganhos com justiça.

Pegando fogo

O clima político em Palmeira dos Índios não anda nada tranquilo, por causa da relação entre o prefeito e a Câmara Municipal. Na quarta-feira, enquanto o governador visitava a cidade o clima esquentou na sessão com vereadores descendo o malho no prefeito Júlio Cezar, com adjetivos nada elogiáveis. Pelo clima daria para se supor que o gestor palmeirense teria muita dificuldade no tocante às matérias de seu interesse na casa parlamentar, mas tratando-se de política e de Palmeira (que conheço como a palma de minhas mãos) nada que não se resolva com futuros agrados e alguns cargos na administração, para compartilhar. O prefeito só está se fazendo de difícil e os vereadores de “magoados”. É dando que se recebe.

Perigo à vista

Registrei minha opinião contrária tão logo a prefeitura anunciou que iria manter o ponto facultativo no período carnavalesco. A questão esbarra na desobediência civil de nossa população que certamente irá aglomerar em praias e bares da cidade, mesmo sem ter festas. Ontem o médico infectologista Fernando Maia veio se somar a essa opinião afirmando que a situação é preocupante. Segundo ele “a melhor decisão é suspender o ponto facultativo na capital para que possa evitar que as pessoas venham a se aglomerar”. Temos que nos mirar sempre no exemplo de Manaus e não podemos facilitar a contaminação.

Reféns do “Frentão”

A grande imprensa, de memória curta proposital, bate em uma tecla manjada e repetida insistentemente: “Bolsonaro vai ficar refém do Frentão”.  Até parece que se prenuncia o Planalto sem presidente, sob o comando do legislativo. Ora, senhores. Não será a primeira vez que um presidente trabalha a cooptação de um grupo majoritário na Câmara dos Deputados. Foi assim com Sarney, Collor não soube fazer e caiu, foi assim com Lula, Dilma também levou um chute no traseiro por não compor essa maioria e Bolsonaro teria o mesmo fim se não o fizesse. São assim os governos de coalisão aqui e alhures. O que não pode é desmoralizar, corromper e “estuprar” o país com acordos de milicianos. O pecado de Bolsonaro foi dizer que não faria e fez.

Pílulas do Pedro

Secretaria de Educação, SIMA, Previdência e Escola de Governo, são alguns órgãos em Maceió, que precisam ser passados a limpo e apurar fatos e atos.

Morte do intelectual Ronald Mendonça deixa um vazio na medicina, na cultura e na vida alagoana.

O avião da FAB ainda não aterrissou em Maceió. Sinal que Arthur Lira está atarefado em Brasília.

Para o governador e seus secretários Alagoas está um paraíso, para os alagoanos um Inferno de Dante.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]