Dólar com. 5.2426
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
17/07/2021 às 12h20

Blogs

Vergonha alagoana (mais uma)

De como o filho de Arthur Lira saiu de estagiário em restaurante de Brasília para influente personagem na publicidade do governo

 

Não nos bastasse o tanto que nos envergonha a maioria de nossos políticos, muitos pendurados em processos de improbidade, corrupção e desvios de dinheiro público, mais uma aparece levando Alagoas a ser destaque na imprensa nacional, com suspeitas de falcatruas no governo Jair Bolsonaro, que mostra claramente, que é tão vulnerável ao atravessar a linha da moralidade quanto os que o antecederam .

O filho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que nunca atuou no ramo de imprensa ou publicidade, surge de repente como sócio de uma empresa de representação de veículos publicitários que, por sua vez, prestam serviço para órgãos públicos. Arthur Lira Filho tem como sócia, no negócio, Malu Cavalcante, filha de Luciano Cavalcante, (outro conhecido alagoano e fiel escudeiro dos Liras) braço direito, secretário parlamentar e coordenador de campanhas do deputado.

Sem nenhuma experiência n o ramo o filho de Lira e sua sócia, que também nada entende do ramo de imprensa e publicidade estão faturando muito dinheiro, inclusive com clientes como a Caixa Econômica Federal e alguns ministérios, além de outros órgãos do governo federal.;

Completando a trama a empresa Mídia Nova Representações, não tem sede, site e até e-mail. O endereço que consta do registro do CNPJ é de um apartamento residencial na Asa Norte de Brasília, onde a sócia do filho de Arthur Lira mora com os pais. Mostrando, claramente, o nível de embromação em uma empresa com grandes verbas publicitárias, sem funcionários, instalações próprias, apenas de fachada.

O empresário Arthurzinho

Quando criaram a empresa, Malu era recém-formada em Direito e Arthur Filho estava estagiando em um restaurante em Brasília. Segundo pessoas que atuam no mercado de publicidade em Brasília e não quiseram ser identificadas por temer represálias, Arthur é visto frequentemente em agências que possuem contratos milionários com o governo, como a Calia e a Propeg.

Indicações no Congresso e CBTU

Segundo o site Congresso em Foco (Brasília) Luciano Cavalcante, o todo poderoso assessor de Lira e pai de Malu, é considerado o braço direito do deputado. Ele trabalhou por anos com o ex-senador Benedito de Lira, pai do atual presidente da Câmara e aparece em várias fotos junto aos dois. Cavalcante, inclusive, participa de eventos representando Lira.

Natural de Atalaia, em Alagoas, ele empregou a esposa, Gláucia, e a filha Malu nos gabinetes de Lira filho e Lira pai, como assessoras parlamentares. Gláucia atuou no gabinete de Arthur entre 2015 e 2016 e hoje possui um cargo de gerência na superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Maceió (Onde os Liras têm o comando total). O superintendente, aliás, é Carlos Jorge Ferreira Cavalcante, cunhado de Gláucia.

A nomeação da esposa e do irmão de Luciano em cargos na CBTU é curiosa. Arthur Lira se tornou réu no Supremo Tribunal Federal acusado de receber R$ 106 mil de propina do então presidente da companhia, Francisco Colombo.

Kaká Gouveia no TJ

Antonio Carlos Melro Gouveia é um nome que Alagoas conhece e respeita por sua origem e história de vida pessoal e profissional. Filho do médico Milton Enio de Gouveia, o grande expoente da nossa pediatria e das letras alagoanas, Kaká Gouveia, como é conhecido na intimidade, mesmo muito jovem, tem uma extraordinária folha de serviços como agente público e político. Secretário de estado, dirigente de órgãos públicos, deixando sua marca de eficiência e austeridade por onde passou, membro e presidente do Conselho Estadual de Segurança pública juiz do TRE, advogado brilhante, com vitoriosa atuação é um dos nomes apontados para ocupar a próxima vaga de desembargador a ser aberta no Tribunal de Justiça. Com sua escolha a corte será honrada com o nome certo para a dignificante função.

Renan Filho: batendo recordes

O governador Renan Filho deixará o seu mandato profícuo marcando alguns recordes históricos em comparação com todos os antecessores. Estradas asfaltadas e duplicadas, construção de hospitais e outros equipamentos de saúde, melhoria e expansão da educação. Não bastasse essa longa pauta vai bater também o recorde na realização de concursos e contratação de pessoal. por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), divulgou o edital que rege o concurso público para o provimento de 3 mil vagas na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).Das 3 mil vagas ofertadas, 483 são para a área de pedagogia, sendo 342 para a Educação Especial e 141 para indígenas que têm especialidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As demais vagas para professor contemplam 14 áreas de atuação. A remuneração inicial prevista para os novos servidores é de R$ 2.433,95.

Acontecerão também concursos nas áreas de saúde e segurança pública. Quem planta colhe.

Mandato pífio

Ninguém desconhece a pequenez do mandato do senador Rodrigo Cunha, que se tornou o maior equívoco do voto dos alagoanos, hoje candidato, com certeza não seria eleito. Figura apática dentro do Congresso Nacional, insiste em se justificar de sua inercia com projetos midiáticos e inexpressivos a exemplo dessa tal “lei do nome limpo”. Se as pessoas não têm dinheiro para necessidades básicas, imagine para “negociar” dívidas. O senador se dispõe a emprestar?

Mudando a educação

Um amplo e arrojado projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Cidadão, voltado para o aperfeiçoamento e atualização pedagógica de toda a rede de ensino municipal, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação. Um seminário voltado para instrutores, monitores e capacitadores será realizado na próxima semana, na plataforma on-line da instituição especialista em capacitações para gestões públicas, em preparação para a realização do amplo projeto com foco em gestores escolares, professores, pedagogos, pessoal administrativo das escolas municipais. O primeiro município a ser contemplado será Palmeira dos Índios, por iniciativa do prefeito Júlio Cezar, objetivando modernizar e adequar o setor educacional para o futuro.

Pílulas do Pedro

Prefeito JHC se dirigiu ao acampamento dos sem tetos, em Jaraguá e olho no olho, prometeu soluções para a situação.

E aqueles políticos continuam tomando cafezinho com a Braskem e fazendo discursos demagógicos para o público.

Cardiologista José Wanderley é um candidato que todos querem chamar de seu. Tem destino e vocação.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]