Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/12/2021 às 16h15

Blogs

Maceió não é Alagoas?


Maceió não é Alagoas?

O Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) recomendou, que os prefeitos dos 102 municípios alagoanos suspendam as festividades programadas para a virada do ano. O órgão argumentou que, diante da incerteza sobre a variante ômicron, os municípios se abstenham de realizar os festejos. Porém, com relação às festas privadas, o órgão orientou que as prefeituras só devem conceder autorização para os eventos que assegurem o protocolo sanitário e o distanciamento entre as pessoas.

Na recomendação, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e todos os demais procuradores de promotores de Justiça que integram a força-tarefa de combate à Covid-19, orientaram à presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que divulgue e encaminhe o referido documento, no prazo máximo de até cinco dias, aos prefeitos das 102 cidades.

É nele que está recomendada o pedido providência: que não haja quaisquer festividades públicas pertinentes ao Natal e réveillon, uma vez que, além das aglomerações, os eventos incidirão em gastos de recursos públicos.

Dentre os argumentados apresentados pelo MPAL, está o fato de que diversas capitais e cidades brasileiras cancelaram as festividades de réveillon, mesmo com um índice razoável de vacinações contra a Covid-19 e de internações e óbitos em patamares estáveis, com o escopo de conter o avança da nova variante ômicrom. Além disso, tomou como base a nota oficial publicada pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas, no último dia 29, que conclamou a “população em geral a evitar aglomerações, para festejar depois, num cenário mais seguro. O prefeito de Maceió anunciou que não vai cumprir a recomendação;

O réveillon do Covidão

Contrariando as recomendações do Ministério Público, da Associação dos Municípios, entidades médicas e de todos os segmentos da ciência o prefeito de Maceió, JHC para dar uma de “rebelde” ou talvez para afrontar o governador já anunciou que as festas de final de ano estão mantidas, na capital alagoana.

Fala-se inclusive que a desmobilização da central de vacinação, no estacionamento de Jaraguá, foi motivada apenas para que no espaço possa acontecer uma grande festa, com atração nacional. 

Caso o governador decrete a não realização dessas aglomerações irresponsáveis, a prefeitura e os particulares “parceiros” irão lamentar, não apenas o prejuízo, mas também a vergonha diante da população, que em sua maioria se pronuncia contra a realização dos eventos.

Moro o fraudador

O senador Renan Calheiro desferiu duro ataque nesta terça-feira (30) contra o ex-juiz Sergio Moro, condenado como parcial e suspeito pelo STF. "Sérgio Moro fraudou a história brasileira. Foi declarado parcial e incompetente. A história nunca é escrita por uma pessoa, mas pela sociedade. Moro repete o ovo da serpente em sua ficção: mente despudoradamente e insiste em teses fascistas", escreveu Renan em sua conta no Twitter.

A declaração do senador alagoano foi dada no momento de pré-lançamento do livro de memórias do ex-juiz. Moro ataca Lula e outros adversários na disputa pela Presidência da República.  

“Sergio Moro fraudou a história brasileira. Foi declarado parcial e incompetente. A história nunca é escrita por uma pessoa, mas pela sociedade. Moro repete o ovo da serpente em sua ficção: mente despudoradamente e insiste em teses fascistas. (Disse o senador).

Mendonça faz juras e é aprovado

A primeira etapa para a indicação do ex-ministro André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal foi cumprida depois de oito horas de sabatina, na Comissão de Constituição e Justiça. Por 18 votos a 9 seu nome foi aprovado para ser submetido ao plenário. Durante sua sabatina na CCJ, o ex-ministro André Mendonça reafirmou seu compromisso com a democracia e o estado de direito. "A democracia é uma conquista da humanidade. Não há espaço para retrocesso, e o STF é o guardião desses direitos e direitos fundamentais", disse" Assumo o compromisso com a Justiça e com o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito. Reafirmo meu compromisso irrestrito com a imparcialidade. Darei tratamento igualitário a todas as partes", completou.

A sessão, ao contrário do que se imaginava, transcorreu de forma republicana, com declarações e perguntas respeitosas de ambas as partes.

Casamento entre mesmo sexo

O senador Fabiano Contarato indagou a opinião do indicado sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mendonça tergiversou e disse apenas que não compactua com discriminação, sem responder diretamente se votaria contra ou a favor em um eventual julgamento sobre a questão. Mas disse que defende o direito constitucional de união de pessoas do mesmo sexo.

Em outro momento, Mendonça disse acreditar que delação premiada não é elemento de prova. "Eu não posso basear uma convicção com base em uma delação. Delação não é acusação. Dito isso, eu entendo que o combate à corrupção tem que ser feito respeitando-se direitos e garantias individuais. Os fins não justificam os meios, nós precisamos respeitar a política", afirmou Mendonça aos senadores

Mendonça é ministro

O presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD-MG) abriu a ordem do dia com a votação dos nomes indicados pelo presidente Jair Bolsonaro aos cargos públicos vacantes. Entre eles, estava a aprovação do nome de André Mendonça para ocupar a cadeira  no Supremo Tribunal Federal (STF), pouco tempo antes aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.

Eliziane Gama (Cidadania-MA), relatora da sabatina, abriu os debates. A senadora apontou para o fato de André Mendonça ser o nome com maior polêmica já indicado ao STF por conta de sua posição religiosa, elemento que ela não considerou um impeditivo para o cargo. “Tendo ou não tendo religião, todo e qualquer cidadão brasileiro tem condição de assumir qualquer função em qualquer cargo público na sociedade brasileira”, defendeu.

Mendonça obteve 47 votos a favor e 32 contra sua ida para o Suprem Tribunal Federal.

Prefeito Abraão Moura vai ampliando sua liderança política, bem além de Paripueira. Tem destino e vocação.

E por culpa de Bolsonaro, André Mendonça quase não era ministro.

 


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]