Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/01/2022 às 16h40

Blogs

Quem vai governar Alagoas?

PARA REFLETIR

“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”.(Philip Chesterfield)


Quem vai governar Alagoas

Mesmo sem nenhum nome lançado oficialmente ao governo de Alagoas, nas eleições de 2022, as tratativas de bastidores e especulações mostram potenciais pretendentes à cadeira de Renan Filho a exemplo de Paulo Dantas, Rodrigo Cunha, Rui Palmeira e o prefeito de Maceió, JHC, além de outros de menor estatura.

Quais as chances de cada um dos pretendentes, hoje se podem avaliar assim: o de maior visibilidade é o prefeito da capital, com uma administração bem avaliada e com destino e vocação política testada e aprovada, mas dificilmente aceitará “cortar” o mandato e ainda correndo risco de naufragar o seu projeto político (mas em política tudo pode ) Paulo Dantas, que tem o apoio do palácio do governo, vai entrar para terminar o mandato de Renan Filho, por via indireta e tem chance de emplacar sua candidatura a reeleição, porem há pedras no meio do caminho. Terá que fazer um bom governo tampão para passar no teste do voto (se a Assembleia deixar) e precisa se fazer conhecido, pois o seu circulo de visibilidade ainda é restrito na capital e interior (fora o seu pequeno território político); Rodrigo Cunha, o mais bem avaliado nas pesquisas ( depois de JHC), corre livre, leve e solto na disputa ao governo, sem colocar em risco o mandato de senador. Eleito com uma votação recorde em 2018, deixou a desejar em alguns aspectos do seu mandato, mas nada que não possa ser corrigido com um bom marketing e a sua maneira competente de fazer política. Se formar uma frente robusta, poderá ser o próximo inquilino do palácio Zumbi dos Palmares. A candidatura de Rui Palmeira ainda é um enigma, pois terá dificuldade de formar um entorno de apoios capaz de assegurar cacife para a disputa, mas com a capilaridade da capital é um trunfo que não se pode desprezar.

O tempo começou a correr e já está se findando o primeiro mês do ano. A politica tem pressa, mas qualquer coisa só vai acontecer quando o governador Renan Filho decidir seu destino, o que se espera seja nos próximos dias. Todos dependem dele.

Prefeito sob pressão

 O prefeito JHC apesar de muito jovem, tem uma caminhada política bem maior do que muitos velhos caciques. Sua habilidade o fez deputado estadual, federal e deu a vitória nas últimas eleições, sem jamais precisar de padrinho político. É exímio aglutinador e pensa muito à frente de seu tempo. Não tem falado publicamente, ou mesmo para seu entorno a sua decisão sobre uma candidatura ao governo do estado. A pressão tem sido grande, até mesmo a nível nacional para que entre no jogo, pois todos querem um palanque com JHC na disputa presidencial. Tem pouco tempo para se definir e não pode errar. Se acertar consolida seu projeto e vai assumir por completo  comando da política de Alagoas, por muito tempo. Se errar interrompe toda sua caminhada vitoriosa e terá muita dificuldade de reconstruir o tempo perdido. Ele, com certeza, já sabe o que quer e como quer, mas só vai dizer, nos últimos minutos do tempo regulamentar.

Pelas tabelas

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) usou suas redes sociais para prestar apoio à candidatura do ex-presidente Lula, abandonando desta forma o candidato de sua sigla, Ciro Gomes, que não consegue ultrapassar os dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto. 

Internamente, a candidatura de Ciro está em crise. Deputados do partido avaliam que sua candidatura ao Palácio do Planalto empacou e não terá mais crescimento nas pesquisas. Eles ainda temem o risco de não se reelegerem.

Presidente do PDT, Carlos Lupi está sofrendo pressão de deputados que o abordam com essa inquietação. A resposta é sempre a mesma: a sigla vai com Ciro até outubro. Para o dirigente, a candidatura vai deslanchar. É possível que se continuar caindo, Ciro seja forçado a desistir. 

PSB com Lula

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), diz que as discussões de seu partido com o PT sobre apoios recíprocos em estados considerados chave não podem ser um fator impeditivo para uma "ação maior", que é a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro.

"Tenho um otimismo grande de que será possível fazer essa aliança no âmbito nacional e continuarmos discutindo questões locais. Mas as questões locais não podem nunca ser impedidoras de uma ação maior que, no entendimento hoje, é estarmos muito unidos em torno da candidatura do presidente Lula"
Vice-presidente nacional do PSB, ele faz elogios a Geraldo Alckmin e diz que não haverá obstáculo por parte de seu partido caso o ex-governador de São Paulo decida se filiar à legenda e Lula queira o ex-tucano como candidato a vice.

Os enganadores digitais

Com o escancarar das redes sociais para todo tipo de gente, não tardou para acontecer uma invasão de “picaretas digitais” que trouxeram a público o ridículo de seus cotidianos, as palhaçadas sem graça, as tragédias e muitos, suas “intimidades  de alcova”, alguns chegando a expor a própria mãe e a família, na busca desenfreada de caçar seguidores , que diante da alienação nacional, caíram na onda e se juntaram a milhões com os mesmos raciocínios parcos.

Os planos de Dantas

Li há poucos dias que o provável governador Paulo Dantas, caso aconteça o afastamento de Renan Filho, já estaria convocando especialistas e “doutores”, para trabalhar em um plano de governo a seu modo, para os próximos anos em Alagoas. Espero que ele esteja falando em uma possível candidatura à reeleição e não para os poucos meses que lhes restarão à frente da gestão. Só há uma maneira de Dantas alcançar êxito em seu mandato: dar seguimento ao programa traçado por Renan Filho e realizar toda a programação, ressaltando que está ali cumprindo o papel da dar sequência, ao governo que mais realizou nas últimas décadas, em benefícios para a capital e todos os municípios do interior. A população vai cobrar essa postura.

Pílulas do Pedro

Fizeram de tudo para tirar o comando do PSD de Rui Palmeira. Jogaram baixo e sujo como sempre, mas venceu o caráter.

Heloisa Helena bateu o martelo. É candidata a deputada federal pelo Distrito Federal, com muita chance de eleição.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]