Dólar com. 4.9703
IBovespa 0.58
01 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF adia julgamento sobre revisão da vida toda do INSS
16/10/2022 às 12h00

Blogs

Alagoas sofrendo

Alagoas sofrendo

Não vou entrar no mérito da questão que trata da ação que afastou o governador Paulo Dantas, por ato de uma ministra do STJ (Laurita Vaz), até porque ao fechar esta coluna o caso não havia tido um desfecho, aguardando a decisão por parte do plenário do STJ e STF. Mas não me furto em dizer que o lamentável episódio nos coloca, mais uma vez, em pauta nacional negativa, o que é muito ruim para Alagoas. O embate político é legítimo e previsível em uma eleição, mas quando se parte para os extremos, exalando ódio, vingança e ataques amorais aí a coisa descamba para caminhos que não são os mais republicanos. Aos dois grupos antagônicos deixo apenas um conselho (e de graça) briguem por Alagoas e não pelo poder. Que vença o melhor, para todos nós.

JHC encarando 2024

Após as eleições o prefeito JHC já parte para uma agenda intensa de atividades rumo à busca da reeleição em 2024. Terá, com certeza, adversários com fortes capilaridades e já se forma uma fila de pretendentes, nos palpites eleitorais. Pra começar Rui Palmeira, Alfredo Gaspar, Davi Davino e deputado Cabo Bebeto.

O prefeito vai começar por organizar o seu novo partido (PL) acreditando que poderá dar um grande impulso nas filiações, principalmente se ocorrer a eleição de Bolsonaro.

Rede de intrigas

Confesso que nos meus 53 anos de jornalismo nunca havia visto uma eleição tão tóxica como a que estamos vivendo e graças a Deus terminando. Procurei ficar o mais distante possível de qualquer embate político local ou nacional. Limitei-me a publicar notícias e pouco expressar minha opinião partidária, como sempre o fiz. Tentei assistir alguns debates, mas em nenhum cheguei ao fim, entediado e com a falta de propostas e as mútuas agressões. Bateu saudade dos tempos em tínhamos eleições empolgantes, quando a gente tinha dificuldade de escolher um candidato, diante de tantos bons. Hoje, ao contrário, temos que apostar em encontrar um menos pior, o que é trágico pra nosso futuro.

Os campeões do voto

Entre os 50 deputados federais mais votados, proporcionalmente em todo o país, Alagoas emplaca pelo menos três. O grande campeão foi Arthur Lira (PP), com 219.452 votos, que ficou em quarto lugar na disputa nacional, ainda entraram na lista do “cinquenta mais”, Alfredo Gaspar (União) 102.039 e Luciano Amaral (PV-Federação) 101.508. Que não apenas os campeões, mas todos da bancada honrem o mandato e dignifiquem os votos dos alagoanos.

Protegendo os idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que determina a municípios com mais de 100 mil habitantes e ao Distrito Federal instalarem e manterem pelo menos uma instituição de longa permanência para idosos de natureza gratuita.

A relatora, deputada Tereza Nelma (PSD/AL) recomendou a aprovação. “A proposta disciplina de forma objetiva a responsabilidade dos entes locais pelo fornecimento do serviço de acolhimento institucional às pessoas idosas de acordo com princípios e objetivos há muito consagrados na legislação”, disse.

Tereza Nelma certamente fará muita falta, na defesa de pautas de cidadania, pois infelizmente não conseguiu se reeleger.

Prefeituras na mira

A Polícia Federal já dispõe de informações e provas suficientes para deflagrar uma operação gigante em grandes números de prefeituras que foram beneficiadas com verbas do Orçamento Secreto. Licitações com cartas marcadas, superfaturamento, fraudes processuais e muito dinheiro nos bolsos de prefeitos desonestos, são alguns dos principais crimes levantados, com a colaboração da AGU e Tribunal de Contas. Tudo leva a crer que vai ter “neguinho” atrás das grades, antes do final do ano. Cadeia neles.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]