Dólar com. 4.9703
IBovespa 0.58
01 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF adia julgamento sobre revisão da vida toda do INSS
24/07/2023 às 10h40

Blogs

Arthur Lira, o poderoso

Marcelo Camargo - Agência Brasil

PARA REFLETIR - A política é um grande circo no qual a plateia, o povo, é que faz malabarismo e anda na corda bamba


Arthur Lira, o poderoso

É conversa fiada essa história de que o deputado Arthur Lira já haveria decidido um nome para sua sucessão, na presidência da Câmara.

Conversei com ele esta semana, falamos sobre Alagoas, política nacional e seu protagonismo como o político mais poderoso do país. Arthur é um mestre na articulação e tem em suas mãos a liderança da ampla maioria da Câmara. Político de palavra, honra seus compromissos e seus liderados confiam plenamente nele. Não há nada decidido sobre um nome para ocupar o seu lugar, que ele está ouvindo e buscará um nome de consenso e na hora certa vai anunciar.

Quem disse?

O prefeito de Palmeira dos Índios, ligeiro de lábia, mas péssimo de cumprir a palavra e também de administração, usa as redes sociais para mostrar uma cidade muito diferente da realidade. Com setores essenciais em absoluto caos, a exemplo da Saúde e da Educação, arrasta os piores índices de desenvolvimento e qualidade de vida da população. Tem se sustentado por uma Câmara de Vereadores capenga e subserviente. A conta um dia chega.

Os picaretas

Um influencer levou 30 seguidores para uma montanha em dia chuvoso e quase mata todo mundo de hipotermia. Outro viraliza por associar cerveja a uma ameaça à virilidade masculina. Outros vêm de fora para fazer do Brasil um , já outro inventa de fundar um banco ( coitados dos correntistas).

Os daqui vivem a promover festas de “bacanas” onde rola de tudo, principalmente barracos, tapas, beijos (e outras esquisitices) Organismos internacionais andam preocupados com a proliferação de “influenciadores” e “coaches”, que pretendem criar uma certificação, para selecionar melhor.

Menos um

As novas estimativas de população dos estados, divulgadas há duas semanas na prévia do Censo 2022, devem pressionar a Câmara dos Deputados a recalcular a divisão do número de cadeiras por estado para as eleições de 2026.

Projeção realizada a pedido da Folha pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) aponta para mudanças na atual distribuição das 513 cadeiras das Câmara, com perdas de vagas em sete estados e ganhos em outros sete.

Alagoas deve perder um deputado federal, na nova composição.

Retrocesso

(BRASÍLIA) - A nova lei orgânica das polícias militares, aprovada na Comissão de Segurança Pública do Senado acaba colocando em risco a democracia brasileira e o papel preponderante das mulheres que perdem espaço dentro das corporações. O texto aprovado no Senado coloca um teto de gênero dentro da polícia militar. Apenas 20% de mulheres vão poder ingressar na Polícia Militar, enquanto a lei fixou que 80% da corporação deve ser composta por homens. Além disso, também ficou estipulado que policiais militares e bombeiros devem ser bacharéis em direito para concorrerem aos cargos dentro da corporação. Um retrocesso.

Cesmac 50 anos

O nosso Cesmac – Centro de Estudos Superiores de Maceió – a mais prestigiada Universidade privada de Alagoas, está completando suas “bodas de ouro”. São 50 anos de serviços educacionais de nível superior, do mais alto nível. Um sonho que nasceu com o padre Teófanes Augusto de Barros e nunca parou de crescer, liderando sempre a qualidade do ensino em Maceió e também com unidades no interior do estado. Seu comando superior tem a liderança de uma dupla que merece todas as homenagens, João Rodrigues Sampaio, um administrador da mais malta competência e o professor Douglas Apratto Tenório, que simboliza a própria educação e cultura alagoana.

Pílulas do Pedro

Rui Palmeira, secretário de infraestrutura do governo, tem cumprido uma agenda corrida com o Minha Casa Minha vida e outros programas para os alagoanos.

Se esse pessoal do governo trabalhasse na mesma proporção que passeia, as coisas andariam mais rápidas e com resultados


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]