Dólar com. 4.9938
IBovespa 0.58
24 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vigilância Sanitária apreende 500 kg de produtos vencidos na Levada
26/12/2023 às 10h40

Blogs

Ronaldo Lessa

PARA REFLETIR :"A corrupção é a maior invenção política. Tão grandiosa que, se acabar, acabam os políticos".


Ronaldo Lessa

Conheci Ronaldo Lessa ainda vereador de Maceió, quando o meu cunhado e seu “escudeiro”, Luís Abílio, nos apresentou. Nem sempre votei com ele, mas as vezes que o fiz, não me arrependi. A seu convite fui secretário da Frente Nacional de Prefeitos, em sua eficiente gestão na entidade. Participei ativamente de sua campanha ao governo (1998) e no ano seguinte ao tomar posse me nomeou secretário-adjunto do Gabinete Civil, de onde sai para ocupar o cargo de Diretor Geral do Tribunal de Contas, órgão ao qual eu era vinculado desde o ano de 1971.  Divergimos algumas vezes, por conta de nossos temperamentos, mas nada que afetasse a relação.  Lessa é uma das maiores lideranças na política de Alagoas nas últimas décadas, com um detalhe, sua coerência política e seus princípios éticos permanecem intactos e por conta disso foi perseguido, injustamente, por decisões equivocadas do Ministério Público e do Poder Judiciário. Em 2020 foi fundamental na eleição, como vice-prefeito de JHC, arrastando o seu vasto eleitorado da capital. Na gestão não foi prestigiado o quanto merecia e se afastou para concorrer como vice do governador Paulo Dantas, alcançando emblemática vitória. Tem sido um grande colaborador na gestão, com seu equilíbrio e experiencia acumulados, mesmo enfrentando internamente o “fogo amigo” de alguns que se incomodam com seu natural protagonismo. É o nome de maior densidade para disputar a eleição em 2026, superando qualquer outro do lado do governo e se tiverem juízo é um nome pra disputar e ganhar.

Voltando a mamata

Após a Lei das Estatais (13303/2016) houve uma mudança de comportamento em termo de eficiência e redução de risco de corrupção na administração pública. A lei alcançou os vícios de políticos que estavam em situação de influir substancialmente nas condições de funcionamento das empresas públicas não mais formar parte dos seus conselhos de administração, o que se considerou um grande avanço.

Tudo ia muito bem até que no governo petista logo surgiram os incomodados com os critérios e já pedem sua revogação. O caso está sendo votado no STF, que decidirá se a “gatunagem” vai voltar.

Eu quero o meu

BRASÍLIA - O primeiro ano do governo Lula 3 caminha para o fim com um paradoxo na Câmara dos Deputados: ao mesmo tempo que o Planalto conta com apoio de partidos que somam 370 dos 513 deputados, mais do que suficiente para aprovar emendas à Constituição, o presidente encerrou a última semana com uma série de derrotas em votações.

O desenrolar de 2023 mostrou que a dobradinha (Lula/Lira) continua marcada por desconfiança, críticas e tensionamento de lado a lado.

O próprio presidente da República expôs em São Paulo, as dificuldades no Legislativo apesar dos cargos e verbas a partidos aliados

O melhor

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, se posiciona como o melhor e mais eficiente gestor entre os 102 municípios alagoanos. Em três anos de mandato mudou completamente o cenário da cidade nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, empreendeu grandes avanços na infraestrutura e resgatou o turismo e a própria história penedense. Plantou desenvolvimento e certamente colherá o reconhecimento da população.

Chama, uma agência premiada

Conheço a agência de propaganda CHAMA, desde o seu nascimento há 47 anos e tenho um orgulho danado desse fato, por serem seus donos dois grandes amigos, Aloisio Alves e Nelson Carneiro. A agência, além de ser a mais premiada de Alagoas é responsável pelas campanhas com maior aceitação e benefícios para seus clientes. A dupla de extraordinária competência profissional, teve o “insight” de formar uma equipe de craques, como se não bastasse são duas figuras humanas da maior qualidade.

Inconformismo

Uma ponte para o sucesso

A escritora, mentora e palestrante Selma Costa fez o lançamento do seu livro Inconformismo - Uma ponte para o sucesso - em concorrido evento na sua terra, Palmeira dos Índios. “Acredito que profissionais podem trabalhar felizes e que uma líder nata é peça fundamental nesse processo, nada indiferente à colaboração e ao entusiasmo”. - O livro é cheio de ensinamentos e propostas de vida, vale a pena ser lido.

Fechando acordo

O criativo e atuante gestor público Fábio Palmeira que já foi candidato a vereador por Maceió e recentemente Presidiu a Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC, sempre muito bem avaliado pela opinião pública (vale ressaltar), fecha parceria e apoio ao atual Presidente da Câmara de Vereadores Galba Netto.

Além do apoio de Palmeira, Galba contará com o engajamento do ex-vereador por Maceió Virgílio Palmeira, figura respeitada politicamente com amplo serviço prestado a cidade.

 

Pílulas do Pedro

“Ninguém indeniza a dor da gente” frase que ouvi de um morador que perdeu sua casa para a tragédia.

Se Renan Calheiros acreditava que sua rejeição em Maceió não ia aumentar quebrou a cara. Vai bater recorde e bem que merece.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]