Dólar com. 4.9938
IBovespa 0.58
24 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vigilância Sanitária apreende 500 kg de produtos vencidos na Levada
12/01/2024 às 14h00

Blogs

Lean Araújo


PARA REFLETIR - O povo quer honestidade na política, mas as pessoas não sabem ser honestas com o próximo. A política é o reflexo do seu povo.

As vítimas do turismo

Pescadores, pequenos comerciantes e muitas famílias de nativos da região Norte, em especial Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, foram literalmente expulsos de seus “habitats”, pela especulação imobiliária e a ganância  empresarial de famílias ricas. Afastados de seus convívios de origem, se distanciaram do mar e da pesca, dando lugar a mansões, pousadas e hotéis de luxo. Suas vidas viraram de cabeça para baixo e passaram a conviver com a miséria, a fome e o abandono. As promessas feitas que seriam amparados, teriam moradia, assistência e empregos com a chegada do turismo, nunca foram cumpridas. 

Lean Araújo

Por consenso o procurador Lean Araújo, vai comandar o Ministério Público do Estado, quando da saída do atual ocupante, Márcio Roberto Tenório, que vai ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.

Lean Araújo firmou-se como um dos mais valorosos quadros da instituição, com uma história laureada de princípios de dignidade e seu compromisso com o interesse público, desde sua entrada no MP até hoje. Exerce uma grande liderança entre seus pares e um enorme conceito junto ao meio jurídico e a sociedade alagoana.

Esse é o jogo

Na política não é raro os princípios serem colocados de lado, quando se busca conseguir os próprios interesses. Sempre foi assim e não vai mudar. O papelão desempenhado por Marta Suplicy contra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, mostra esse lado infectado e tão usual no meio. Secretária prestigiada na administração paulistana, amiga intima da família, não hesitou em aceitar o aceno petista, para ser vice na chapa de Guilherme Boulos, cujo desfecho colheu Nunes de surpresa e sem aviso prévio. Os petistas não gostam de Marta Suplicy, mas o presidente Lula gosta, então todos terão que gostar. Esse é o jogo.

Ganhando todas

Início de ano, momento para começar e recomeçar. Por aqui a pauta da Braskem parece volta dominar o noticiário e as intrigas entre os políticos locais, em busca puramente de visibilidade e votos. As arengas retomam seus espaços, todos ou quase todos contra o bem avaliado prefeito de Maceió, JHC, candidato a renovar o mandato com amplas chances de vitória. Até aqui o prefeito tem vencido todos os confrontos (políticos e jurídicos) e o chefete da oposição, senador Renan Calheiros não se cansa de apanhar. Aliás o tal anda de crista baixa ultimamente, que até dá pra desconfiar. Está armando o que?

Galba Netto

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, tem tido um bom desempenho no comando na condução daquela casa legislativa, obtendo importantes avanços institucionais e angariando o respeito e reconhecimento de colegas das mais diversas tendências políticas. Jovem, com boas ideias e cumpridor da palavra, tem ajudado o prefeito JHC em pautas de interesse público e importância para a capital. Bem articulado, com destino e vocação para a política, certamente lhe são reservados voos bem mais altos. Ouvi dele uma frase de muita maturidade: “Então eu faço política convicto de quais são meus objetivos e o legado que preciso deixar. Eu não estou disposto a fazer qualquer coisa, pagar qualquer preço, para continuar na política”.

A perereca da moça

Não assisto e nunca assisti um episódio do Big Brother Brasil, até em respeito à minha inteligência, mas como leitor não posso deixar de certa forma acompanhar o que se fala nos jornais e nas redes sociais, sobre esse “reality bizarro”, com cara de “documentário pornô”, líder em audiência na televisão brasileira. Um trecho que li dizia assim, sobre a fala da modeloYasmin Brunet, na estreia do programa: Eu tô metendo minha mão na minha perereca, tipo, com gente olhando fora, com gente olhando dentro, com gente olhando do outro lado do vidro. É muito difícil lavar a perereca, put* que pari*”. Os participantes são filmados 24 horas por dia, com roupa ou sem. Tirem os menores da sala, está só começando.

Ricardo Neto

A imprensa alagoana viveu um triste abalo essa semana com a morte de mais um combatente da minha geração. Ricardo Neto (o nosso Pirão de Ovo) partiu e deixou muita saudade e lições. Vindo dos Diários Associados, em São Paulo, correndo da execrável Ditadura Militar, por ele fui acolhido no velho casarão do Jornal de Alagoas, já com a função de editor de política, iniciando minha longa trajetória na imprensa alagoana. Cuidou de mim e “segurou a barra” algumas vezes, quando os militares tentaram me “pegar”. Largou a imprensa e foi cuidar de suas empresas na área do turismo. De vez em sempre nos falávamos e ele sempre me saudava .... “Dom Pedrito”. Por que os bons se vão?

José Carlos Malta

O poder judiciário de Alagoas ficou menor esta semana com a aposentadoria compulsória do desembargador José Carlos Malta Marques, um homem probo, um santanense apaixonado por sua terra, honrou a magistratura alagoana com sua história e sua brilhante inteligência. Fiquei feliz ao saber que os seus conterrâneos não o querem deixar “sossegar” e já formam fileiras, para o convencer ser prefeito de Santana do Ipanema. O conheço muito e sei que ele não é de enjeitar missão, principalmente quando se trata de servir ao povo. Vamos em frente. 

Pílulas do Pedro

Tudo pronto para começar a CPI da Braskem. Lona e picadeiro estendidos e em fevereiro vamos assistir.

Tem prefeito por aí morrendo de medo. Se perder a eleição vai despachar na prisão.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]