Dólar com. 5.4291
IBovespa 8
12 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF dá 30 dias para conclusão de acordos de leniência da Lava Jato
05/05/2024 às 12h40

Blogs

A Ditadura roubou nosso Nobel


PARA REFLETIR  - Se quiser saber quem controla você, é só observar a quem você não pode criticar”. (Voltaire)


A Ditadura roubou nosso Nobel

Continuando minha abordagem, para que ninguém esqueça e os mais jovens conheçam, lembrei do único brasileiro que foi indicado e seria agraciado para o Prêmio Nobel e barrado pela Ditadura Militar.

Dom Helder Câmara foi indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz pelo seu combate à ditadura e às torturas no Brasil. Em 1970, o então presidente da República Emílio Garrastazu Médici instruiu pessoalmente o embaixador brasileiro na Noruega para tentar impedir que este prêmio lhe fosse concedido. Um dossiê reúne diversas correspondências trocadas por autoridades entre os anos de 1970 e 1973. Dom Helder apresentava todos os pré-requisitos para ganhar a premiação devido a sua atuação humanitária e contrária à ditadura. Porém, ganhar o prêmio daria uma grande visibilidade para os problemas que o Brasil vivia como torturas e perseguições a quem era oposição

Ministro Show

Duas coisas que chamam a atenção e geram comentários maldosos contra o ministro Renan Filho, na Esplanada os Ministérios:  suas “desvairadas” exposições midiáticas e as desnecessárias viagens internacionais, sempre com um bando de acompanhantes, para fazer nada. Segundo se comenta, o presidente não está gostando e até já encarregou um ministro palaciano para levar o incomodo ao “serelepe” ministro dos Transportes.

Na próxima semana sua excelência já vai estar em Nova York participando de um dos maiores eventos do setor, o Road Show NY” – e em sua “trupe” estará até um prefeito do interior de Alagoas, que certamente terá dará uma grande contribuição ao evento.

Só pensam naquilo

BRASÍLIA - Mesmo com as vedações da Lei das Estatais (criada no governo Temer, para acabar com a farra dos jetons) quase metade dos 38 ministros do governo Lula (PT) ocupam cargos em conselhos de empresas e fundações e acumulam salários. A maioria deles é filiada ou ligada ao PT. Pelo menos 17 ministros (45% do total) têm funções em conselhos administrativos ou fiscais de empresas e fundações privadas e públicas. … Os ministros ocupam cargos em conselhos de entidades públicas, mistas e privadas. As atividades geralmente envolvem reuniões mensais, com carga horária variada. Com esse mecanismo os salários de alguns ministros chegam a triplicar.

De hospital, eu conheço

(BRASÍLIA) - A Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga a tragédia da Braskem tem avançado em suas convocações para realizar, mas depoimentos de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o acidente que mudou a vida de milhares de pessoas e segundo apurei, in loco, muitos caminhos ainda serão seguidos, procurando culpados. Estive na Comissão no dia em que prestou depoimento o procurador geral do Município João Luiz Lobo Silva, cujo conteúdo desagradou a maioria dos membros da CPI. “Argumento fraco e frio”, me disse um senador. Depois da reunião, fiquei escutando em uma “rodinha” entre jornalistas e o senador Omar Aziz, não perguntei, mas passei uma pergunta para um colega à qual o senador respondeu: “De hospital eu conheço muito, da construção a operação, ora se conheço”, disse sorrindo.

Detran é exemplo

O Departamento de Trânsito de Alagoas, sob a gestão de seu diretor, Marcos Fireman, tem conquistado importante destaque no quesito governança e compliance diante das demais unidades da federação. Com uma equipe afinada e em permanente processo de aprimoração, tem inclusive contribuído com alguns projetos para outros estados. No colegiado dos órgãos de trânsito estaduais, exerce conceituara liderança. Um profissional antenado com o nível de gestão de resultados.

O ritmo do governador

O governador Paulo Dantas da sinais evidentes de que quer ir longe nas estradas políticas a vida. Devagarinho foi ocupando os espaços que são seus, mergulhou no interior com pautas altamente positivas e agregadoras. Sabe e fala a língua do matuto, pois foi de lá que ele veio. Do jeito que vai , “asfaltando o caminho e alargando  estradas”, chega em 2026  com cacife de chefe e o comando será todo seu.

Vergonha alheia

A Câmara de vereadores de Maceió se desmoraliza e se apequena, quando “distribui” títulos honoríficos, agraciando figuras que além de nada terem feito pela cidade, ainda lhes pesam condutas desprezíveis, a exemplo da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Agora foi a vez da senadora Damares Alves (aquela que viu Cristo na goiabeira), por proposição do vereador Pastor Oliveira (registre-se não é meu parente). Pior do que propor a aberração é sua aprovação.

Os alagoanos não vão tolerar o retrocesso da violência política, e confrontos de ódios nas eleições.

Soube que a oposição ao prefeito JHC está aguardando um reforço do “Hamas” contratado pra a campanha. 


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]