Dólar com. 5.6889
IBovespa 1
22 de outubro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula cancela ida ao Brics na Rússia após sofrer acidente doméstico
24/08/2024 às 21h20

Blogs

O amigo oculto


Para refletir

Não é a política que transforma homens em corruptos é votar em bandidos que torna a política suja!

O amigo oculto

Não está sendo fácil para o candidato do MDB, Rafael Brito e as principais lideranças da oposição em Maceió, esconder o senador Renan Calheiros do eleitorado, nas atividades de campanha. Até por “dever de ofício”, pois é ele, exatamente o pai da candidatura de Brito e o cacique das tribos, que formam uma aliança. Sem dúvida, o político mais rejeitado pelo entre todos na capital. Já está comprovado que a sua companhia tira votos (muitos) de qualquer candidato. Por aqui ele é conhecido como “Mandacaru, não dá sombra e quem encostar nele sai ferido.

Os trapalhões

Pasmem, a Câmara dos Deputados criou uma comissão com quase 40 membros, com o objetivo de “acompanhar as investigações sobre o trágico acidente aéreo, ocorrido em Vinhedo, São Paulo, com a queda do avião da empresa Voepass, no qual morreram 62 pessoas”.

Desde a ocorrência do acidente todos os órgãos da aviação civil, aeronáutica, policia científica, polícia federal, órgãos internacionais, onde o avião é fabricado (França) e onde são fabricados os motores (Canadá). A investigação pode durar meses e a coordenação das operações cabe ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado a FAB. Agora vem a pergunta: o que um magote de ignorantes vai fazer a não ser atrapalhar, gastar dinheiro público e tirar “selfies” para redes sociais? Os trapalhões.

Caça bandidos

No primeiro fim de semana de campanha de candidatas e candidatos das Eleições Municipais deste ano, o aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, recebeu 4.396 denúncias até as 18h desta segunda-feira (19), vindas principalmente dos estados de São Paulo (695), de Minas Gerais (514) e do Rio Grande do Sul (422). A propaganda eleitoral das Eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador começou na sexta-feira (16).

A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).

Vamos mostrar que por aqui também denunciamos os “bandidos dos votos”. Baixe o aplicativo e denuncie. 

O poder excêntrico

A foto que ilustra esse texto é de muito simbolismo na história da política brasileira. Uma reunião na sede do STF, para a qual foram “convocados” os presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e representantes da presidência da República, foi tratada como se fosse a coisa mais normal do mundo. Como diz o texto de Mário Sabino (Metrópoles) Mas é estranha. Como é que o Judiciário pode participar de discussão política entre o Legislativo e o Executivo sobre as formas de liberação de dinheiro público? Que o Judiciário virou poder político, todos sabemos, mas transformar a constitucional “harmonia” em “rodadas de ajustes e entendimento” é um pouco demais. Misturou-se quem detém mandato popular legítimo, com quem não o abriga, mas manda e pronto.

Por baixo dos panos

O problema com essas emendas parlamentares é o tráfico poderoso de bilhões de dinheiro público, para bancar campanhas políticas, enriquecer prefeitos, deputados, senadores e multa gente grande.

Se chegassem intactas ao seu destino, não teria problema, mas o ralo da bandalheira leva a maior parte. E o pior, tudo por baixo dos panos.

O que disse o presidente Lula: “Sou plenamente favorável ao direito dos deputados de apresentar emendas, mas com transparência. É normal que um deputado, eleito pela sua cidade, tenha o direito de propor emendas para realizar obras em sua região.

Em Palmeira é Mosabelle

Em Palmeira dos Índios toma conta da cidade um sentimento e redenção, após quase oito anos de declínio econômico, índices se condições de vida cada vez mais negativos, perseguição, assédio moral e muitas histórias de desvios e crimes contra a administração pública.

Ao mesmo tempo pode se notar a busca autoestima perdia e a esperança de um futuro, que os palmeirenses clamam. O nome mais em evidência para operar essas mudanças é o de Mosabelle Ribeiro, que tem o compromisso de resgatar a vida da cidade.

Em Penedo é Ronaldo Lopes

Para que o candidato a prefeito, Ronaldo Lopes, de Penedo, seja considerado vencedor, só falta mesmo contar os votos. Desde o lançamento das candidaturas o seu concorrente, que já foi prefeito da cidade Marcius Beltrão, carrega números inexpressivos e sofre uma alta rejeição. É o povo penedense retribuindo o resultado de uma boa administração.

Sem concorrente

A escolha para prefeito em 214 cidades do país está praticamente definida. Nesses municípios, só há um candidato para o cargo. Um único voto já pode garantir a vitória.

Cidades representam 3,8% de total no Brasil. Com apenas um nome na disputa, o voto do próprio candidato já pode garantir sua vitória no dia 6 de outubro. As 214 cidades correspondem a 3,84% do total de municípios do país, que somam 5.569 localidades. Em Alagoas estão quatro essas cidades, Branquinha, Cacimbinhas, Jaramataia e Mar Vermelho. Nada democrático esse quadro.

Pílulas do Pedro

Nas caladas da noite, madrugada adentro as malas de dinheiro já começaram a transitar. Se sabe até candidato que está dando recibo.

Lobão já anunciou, que quer debater. “Só os frouxos se acovardam”, teria dito.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]