Dólar com. 5.6724
IBovespa 3
09 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Renda dos 10% mais ricos é 13,4 vezes maior que dos 40% mais pobres
22/04/2025 às 10h00

Blogs

Por que Marina Silva traiu Heloisa Helena?

PARA REFLETIR

“Juscelino era um homem feliz, alegre. O homem público, principalmente o presidente da República, não pode ser amargo, ressentido. A vida pública se faz com alegria” (Ulisses Guimarães)


Por que Marina Silva traiu Heloisa Helena?

A ministra Marina Silva, mesmo se mostrando uma “referência internacional” na pauta do meio ambiente, nunca foi a grande líder do partido Rede Sustentabilidade e isso sempre a incomodou. Para alcançar a posição conspirou contra a ex-senadora Heloisa e o senador Randolfe Rodrigues, com golpes baixos e desonestos, revelando seu caráter dúbio e seu desejo de vingança. O senador do Amapá não suportou e teve que abandonar a Rede, enquanto Heloisa permaneceu firme no comando do partido, enfrentando os ataques internos, as conspirações e golpes baixos de Marina. Ao se bandear para apoiar a candidatura de Lula, à presidência, de olho no cargo de ministra, Marina rompeu com Heloisa, que se manteve firme em sua coerência e rejeitou todas as “ofertas de poder” que lhe foram oferecidas. Raiva e ciúme essa são as definições que se pode dar ao afastamento das duas militantes e por isso a maioria da base do partido ficou com Heloisa Helena.

Ministra derrotada em Convenção partidária

 A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sofreu fragorosa derrota no Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade em uma resposta da base partidária às suas incoerências e traições a companheiros da sigla, realizado em Brasília, a chapa “Rede pela Base” venceu com 221 votos, o equivalente a 74% dos delegados presentes. A corrente derrotada, Rede Vive, apoiada por Marina, obteve apenas 79 votos (26%).

O novo presidente nacional da Rede é o engenheiro Paulo Lamac, ex-vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), cuja indicação foi da ex-senadora Heloísa Helena.

A importância de Marina vem diminuindo nos últimos anos, enquanto Heloisa Helena passou a ser considerada a grande liderança nacional do partido.

É possível que a ministra deixe a Rede e se debande para o Partido dos Trabalhadores, de onde nunca deveria ter saído. Resta saber se o PT aceita.

Anistia em pauta

Enquanto o PT e o governo, principalmente o governo, estão pressionando Hugo Motta para ele nem sequer pensar em colocar em votação a anistia aos terroristas do 8/1, por outro lado, o bolsonarismo está indo às ruas para pressionar o presidente da Câmara justamente para fazer o contrário.

O tema ganhou força após tentativas do PL de obstruir votações e suspender processos contra aliados bolsonaristas, como o deputado Alexandre Ramagem. A proposta está parada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados).

Publicamente, Motta tem mantido discrição sobre o assunto, apesar de ter recebido Bolsonaro em uma agenda não divulgada.

Cassação do deputado - A causa é outra

(BRASÍLIA) - Nos círculos mais fechados de Brasília, ninguém esconde o motivo pelo qual o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) deve ser cassado pela Câmara. Se a disposição não mudar com a pressão política do governo, Glauber pode perder o mandato, mas o motivo está longe de ser a agressão a um militante do MBL, como consta nos autos.

Como tudo em Brasília, nada é o que parece ser. Dilma Rousseff não foi cassada pelas pedaladas, embora a manobra fiscal justificasse a perda de mandato. A petista perdeu apoio político ao optar por não dialogar com o Centrão.

Na verdade, a perseguição a Glauber atinge sua posição e de seu partido, (PSOL) investindo contra o orçamento secreto. Eles não perdoam.

O perigo da desinformação

O mundo está sim, ameaçado, não por guerras ou desastres ambientais, que vêm acontecendo nos tempos atuais. Com a chegada da internet, que continua sendo “casa de todos e sem dono” vieram também, a beligerância, o ódio intolerável e acima de tudo a desinformação. O escritor e filósofo italiano, Umberto Eco, disse com muita propriedade A internet deu voz aos imbecis, que antes falavam apenas "em um bar e depois de uma taça de vinho". 

É preciso nos livrar dos influencers imprudentes e idiotas, com regulações que fujam da censura, mas ata  quem a irresponsabilidade.

Bom trabalho

O ex-vereador João Gabriel Costa Lins (Joaozinho) assumiu a presidência da Junta Comercial de Alagoas e em pouco tempo sua gestão já começa a obter resultados institucionais positivos. Dialogando com os segmentos empresariais e com implantação de políticas públicas eficientes o órgão tem cumprido o seu papel e seguindo na evolução.

Mudança no PT

O deputado Ronaldo Medeiros deverá ser eleito presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em embate com a atual direção. Medeiros não precisa apenas ganhar, mas também mudar os métodos de aplicação do dinheiro público e acabar com a farra irresponsável que vem sendo praticada nos intestinos do partido.

Pílulas do Pedro

Parte do dinheiro da venda de serviços de abastecimento de água, foi para os bolsos de alguns ex-prefeitos. O caso está sendo apurado.

A internet promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade. (Umberto Eco).


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]