Dólar com. 5.431
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
16/06/2025 às 16h40

Blogs

O Clã Wanderley

Reprodução Instagram

PARA MEDITAR

Jair Bolsonaro e seus “machões” piaram fino e humilhados pediram desculpas ao ministro Alexandre de Moraes

O clã Wanderley

Com sua ancestralidade cacimbinhense, o clã  Wanderley tem no deputado DR e no ex-prefeito Hugo, seus dois maiores nomes na política local. Ambos dispensam apresentações, com mandatos proficientes, dedicados ao bem e ao bom. Nas próximas eleições Alagoas precisa dos dois e já me antecipo para sugerir: o ex-presidente da AMA para deputado federal e o seu pai, médico José Wanderley, continua honrando a Assembleia Legislativa, tão carente de nomes de representatividade. Dois votos qualitativos para o alagoano sufragar.

Esquerda, volver

Batendo com o dedo médio da mão direita no púlpito, o presidente Lula afirmou que "a extrema direita não ganhará as eleições no Brasil" no ano que vem, em entrevista à imprensa em Paris.

"Estou te dizendo, olhando bem nos seus olhos", disse, em resposta a uma pergunta de um jornalista brasileiro: "a extrema direita não voltará a governar esse país, sobretudo com discurso negacionista, mentiroso, muitas vezes até canalha."

Direita, volver

Lula foi questionado sobre a estratégia do governo para as eleições, diante do projeto anunciado da oposição de conquistar o Senado que será renovado em dois terços, para impor pautas conservadoras e especificamente se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad poderia deixar o governo para se candidatar a governador ou senador por São Paulo.

"Você acha que eu seria louco de responder isso agora?", reagiu Lula, sorridente. Em seguida, afirmou que só cuidará do tema no próprio ano eleitoral.

Destino e vocação

Uma das vinte e sete vagas na Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano já tem dono certo e o ocupante será um político da nova geração. Guilherme Lopes, filho do prefeito de Penedo Ronaldo Lopes, bem articulado, carismático e com atuação política positiva em vários municípios de sua região, onde a tendência de votação é certa. Tem destino e vocação.

Legal e desonesto

(BRASÍLIA) - O ministro e presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, afirmou que tem "vergonha" de receber penduricalhos. Em um ano, ele embolsou R$ 1,1 milhão em benefícios que engordaram o seu salário.

“Agora, é preciso que haja um pacto coletivo, porque não é possível que o TCU corte penduricalhos, enquanto outros não façam o mesmo”.

Ministros, conselheiros e outras categorias de privilegiados, formam uma casta de “marajás”, com ganhos “legais”, mas desonestos.

Falta articulação

O prefeito JHC tem encontrado dificuldade em sua articulação com a Câmara Municipal, com resistências e dissidências pontuais, fato causador de preocupação. Alguns vereadores se mostram claramente descontentes, fragilizando a base governista, que continua sem um líder e tem no presidente da casa (Chico Filho) um anteparo com fraco desempenho.

Os fujões

Nos últimos anos, diversos nomes ligados à ala da extrema-direita, especialmente associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deixaram o país sob alegações de perseguição política. Carla Zambelli, Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio, Paulo Figueiredo (neto do ditador João Figueiredo), Rodrigo Constantino e Monark, são alguns dos fujões. Parte desses indivíduos enfrenta investigações, ações penais e condenações judiciais, muitas delas relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas por manifestantes golpistas.

Tigrinho maldito

 A senadora Soraya Thronicke, relatora da CPI das bets, recomendou a proibição de apostas on-line como o "Jogo do Tigrinho", chamadas por ela de “caça-níqueis on-line”, por terem características “exclusivamente deletérias” (como o vício de seus usuários e os obstáculos para a fiscalização do poder público). A senadora pede em seu relatório o indiciamento de 16 pessoas pela prática de crimes, entre elas as influenciadoras digitais Virgínia Fonseca e Deolane Bezerra.

Amigos, mas nem tanto

Quem acompanha a trajetória política do prefeito João Henrique, percebe que em sua agenda não cabe a frase “amigos para sempre”. Sua prática tem sido acolher aliados multipartidários, desde que não atrapalhem seus planos (exclusivos e pessoais). Para as próximas eleições faz segredo até para o pai, o mandato que vai disputar. Só ele sabe o que quer e como vai fazer. Uma coisa é certa: não terá nenhum constrangimento em acolher, ou deixar pelo caminho, qualquer um que ameace seus planos, não importa o tamanho.

Pílulas do Pedro

Já ouviram falar no ajuntamento de jacaré com cobra d’água? Assim será a eleição por aqui no próximo ano.

A tendência é mesmo pendurar as chuteiras. Me falou um passarinho sobre o vice-governador Ronaldo Lessa.

Se a eleição fosse hoje, só um nome teria a capacidade de superar o prefeito JHC, o ministro e senador Renan Filho.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]