Dólar com. 5.431
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
22/06/2025 às 12h40

Blogs

Renan, o coronel falou

Assessoria


PARA MEDITAR

“A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa”. (Jô Soares)


Renan, o coronel falou

Ao ser indagado por um jornalista sobre a possível federação entre o seu partido (MDB) e o Republicanos, o velho Renan aproveitou a deixa para execrar duas figuras importantes da política local, líderes do futuro aliado nacional. O deputado Antônio Albuquerque e o ex-deputado Davi Davino. Foi descortês, deselegante e grosseiro. Será que se imagina “coronel” mesmo?

Bem na fita

"Na gestão do presidente Arthur Lira (PP-AL), ele disse antes da minha posse, ainda na PEC da Transição, ele falou: 'Haddad, eu não vou misturar as nossas brigas com o governo com a questão econômica. Nós vamos resolver a questão num outro ambiente", elogiou o ministro.

O recado foi para o presidente da Câmara, deputado Hugo Mota, que não chega nem perto do alagoano em sabedoria política e está complicando a relação com o governo.

Alguém está mentindo

A semana foi pródiga em fofoca. Dois veículos noticiaram a realização de encontros políticos que caminhavam para resolver a questão das composições para a eleição do próximo ano. A primeira sugeria que uma das frentes teria praticamente fechado as candidaturas de Isnaldo Bulhões para o governo, tendo como vice a primeira dama de Maceió, Marina Cândia e para o Senado a dobradinha JHC e Renan Calheiros. O segundo veículo já coloca na disputa JHC para o governo e Davi Davino e Arthur Lira para o Senado. Uma das duas matérias é mentirosa, ou as duas.

Palmeira no fim 

A cidade de Palmeira dos Índios, que conseguiu sobreviver a oito anos de destruição de seu patrimônio histórico e cultural, caminha em mais uma gestão de incompetência administrativa, o que certamente vai significar a sua falência completa, rumando para uma das cidades com menor índice de desenvolvimento no estado. Com poucos meses de uma administração caótica, já se prenuncia a derrocada total de um município que há muito perdeu sua importância. 

Todos sabiam

O escândalo do INSS, que roubou 9,4 milhões de aposentados e pensionistas com descontos associativos entre 2019 e 2024 resulta no montante de R$ 6,3 bilhões e ainda pode ser mais. Começou em 2019, no governo Bolsonaro, mas o atual não pode bancar o honesto. O presidente Lula sabia e também a cúpula do Ministério da Previdência. Não adianta tirar o corpo fora e dizer “foi o governo petista que acabou com a roubalheira”. Dois anos e meio depois, cara pálida?

A mesma coisa

No imbróglio que gira a roleta da sucessão em Alagoas ninguém sabe, com certeza, os cargos que eles irão disputar na briga majoritária. Estão na berlinda, o prefeito JHC, o ministro Renan Filho, o deputado federal Arthur Lira, o senador Renan Calheiros e outros de menos densidade. Uma coisa, no entanto, é certa: continuaremos governados pelos mesmos, com os mesmos vícios, mazelas e maus costumes.

Aerolula

Não é viajando ao exterior e buscando um protagonismo internacional que o presidente Lula vai pacificar a crise entre governo e Câmara dos deputados. Tem hora para tudo e o momento presente requer muito cuidado. Uma derrota agora, fará um estrago sem precedentes no governo petista   

O clima não é nada bom, segundo parlamentares da base governista. Abre o olho, Lula.

Deixa-os lá

Em junho corrente, duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram a Israel a convite do governo israelense, a despeito do alerta consular da Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Com o início dos ataques de Israel ao Irã e o consequente fechamento do espaço aéreo israelense, os dois grupos de autoridades convidadas aguardavam informações e providências com relação a seu retorno ao Brasil. Nota do Ministério das Relações Exteriores sobre gestores brasileiros que ficaram presos em Israel. Tinham que ser bolsonaristas.

Tá certo, Mourinha

Quem conhece o secretário municipal de Saúde, Claydson Mourinha, sabe de sua responsabilidade com a atividade pública e o quanto o setor ganhou positivamente, após sua chegada. É intransigente em relação a normas e intolerante com pessoas de má fé. Quando agiu em relação às declarações de comparecimento nas UPAS, foi para coibir abusos e vícios nada republicanos. 

Pílulas do Pedro

Bolsonaro impedido, Lula enfraquecido se pega madame “Micheque” ou o Bananinha aí o Brasil se lasca de vez.

Na Câmara de Maceió “o sexo dos anjos” é a discussão mais importante do momento – o plenário é fraco, com dois ou três se destacando. 

O deputado Alfredo Gaspar, rumo ao Senado, está comendo pelas beiradas e se a bola sobrar, chuta no gol.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]