Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem. (Santo Agostinho)
Os fantasmas de Renan
Conversas vazadas do entorno do senador Renan Calheiros, dão conta de que o “babalorixá”, anda com os nervos à flor da pele, quando se fala na renovação de seu mandato. O cenário vai caminhando para uma ameaça real, mesmo com o fortalecimento do MDB e os apoios à sua candidatura. Os “fantasmas” Arthur Lira, Alfredo Gaspar e Davi Davino, crescem eleitoralmente, ameaçando a hegemonia do velho senador, que pode encerrar sua história política.
Haja coração
Todas as pesquisas de intenção de votos realizadas de norte a sul do estado, colocam o ministro Renan Filho como o melhor avaliado nos diversos cenários. Esse fator tem trazido preocupação ao prefeito de Maceió, JHC, apesar de ser muito cedo, para uma avaliação mais acurada. Acontece que a decisão do alcaide a qual cargo vai disputar é irreversível e após o anúncio não tem retorno. Por isso mesmo, a revelação só se dará aos 45 do segundo tempo. Haja coração.
Tropa de Elite
Dos prefeitos que assumiram o mandato no início deste ano, a maioria ainda está administrando “pepinos” deixados por seus antecessores, muitos deles com sintomas graves de gestão fraudulenta e que serão averiguadas mais na frente pelos órgãos de Controle Externo. Duas prefeituras, onde os prefeitos continuaram seus mandatos, Penedo (Ronaldo Lopes) e Paripueira (Abrahão Moura) se destacam por mandatos aprovados pela população e responsabilidade com o interesse público.
O turismo fatal
Passeios aquáticos nas cidades litorâneas, barcos sem manutenção, muitos sem licença, condutores inabilitados e com o único propósito de ganho fácil, Marinha negligente, prefeituras que não fiscalizam e o jeitinho brasileiro do mau-caratismo, têm colocado em risco a vida de turistas e usuários dessas embarcações. A legislação necessita ser alterada, com maiores exigências e punições, não apenas pera os infratores diretos, mas também para o gestor público que consentir.
Tempo diferente
Sou de um tempo em que o governador tinha segurança pessoal, pela liturgia do cargo, mas sempre que podia dispensava, o presidente da Assembleia não tinha esse direito e o presidente do Tribunal de Contas, nem se cogitava, pois nem é um poder. Hoje em dia, cada gabinete dessas autoridades e outras não citadas, parece mais um “bunker” diante de tanto aparato militar. O meu tempo é o tempo de Guilherme Palmeira e Jorge Assunção. Outros tempos.
Cômico ou trágico?
O Ministério Público, através do procurador Marcelo Lobo, defende a cassação do mandato do governador Paulo Dantas e do senador Renan Filho – por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2022. Assim é a Justiça Eleitoral, buscando uma improvável condenação, quando decorre quase o mandato inteiro de um e a metade do outro denunciado. É o dinheiro público gasto em “encenações” teratológicas, todos sabendo onde vão chegar.
MULHER TEM VEZ
(BRASÍLIA) - Os conselhos de administração de estatais devem ter 30% das vagas de membros titulares destinadas às mulheres. Dentro dessas vagas, também haverá uma reserva para mulheres negras ou com deficiência. O projeto, da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), busca aumentar a representação da mulher nesses espaços. Dados da publicação Estatísticas de Gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil, lançada pelo IBGE em 2024, mostram que elas ocupavam apenas 39,3% dos cargos gerenciais, apesar de representarem a maior parte da população.
Protegendo os pets
(BRASÍLIA) - A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante às vítimas de violência doméstica o direito de guarda dos animais de estimação da família.
O texto aprovado pela comissão altera o Código Civil para definir que os animais são "seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria". Com isso, eles passam a ser reconhecidos como seres capazes de sentir e experimentar sensações e, portanto, devem ter proteção própria assegurada por lei.
Pílulas do Pedro
O São João de Maceió não é o meu São João, mas é o que o povo quer. É o povo que manda.
Câmara de vereadores de Maceió conta com o pior plenário dos últimos tempos: incolor, inodora e insípida
Tempos nublados. Lula deu ministérios, muito dinheiro, mas deputados são insaciáveis. Se a fonte secar, ele cai.
Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.