07 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista
27/10/2025 às 23h20

Blogs

O tio em pânico

Câmara dos Deputadaos

PARA REFLETIR

Cada escolha política que fazemos é uma decisão pelo tipo de sociedade que queremos construir.


O tio em pânico

O deputado federal Rafael Brito anda muito preocupado com o seu destino nas próximas eleições e a possibilidade real de perder o mandato, conquistado às custas do sistema, muito dinheiro e apoio do governo. Começou até bem, mas se perdeu em um mandato medíocre e os apoios já não são os mesmos. O temor já o faz até pensar “herdar” o cargo do sogrinho, no Tribunal de Contas. Capitania hereditária?

Sem chantagem

O presidente Lula decidiu manter a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, demonstrando que não pretende se curvar às pressões do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do bloco fisiológico que tenta impor seus próprios interesses nas nomeações.

Messias, atual Advogado-Geral da União, tem trajetória sólida, notável formação jurídica e conduta pública irrepreensível, reúne, portanto, todas as condições para ocupar o cargo de ministro do STF. Sua escolha foi técnica e política, como deve ser em um sistema presidencialista maduro.

Sabe com quem fala?

Em um dia um deputado embriagado percorre a principal avenida da cidade dirigindo irresponsavelmente e colide com vários carros, ainda bem sem vítimas, apenas prejuízos. Mentiu e o pai ainda achou bonito. Agora, mais recente, outro deputado arma barraco com guardas de Trânsito, trocando ameaças e ofensas em via pública. Esse povo imagina que pode tudo.

Filhos da Pauta

Com o anúncio da volta do bloco “Filhos da Pauta” nas previas carnavalescas de Maceió, a velha guarda do jornalismo comemorou e vinha pedindo há muito tempo esse retorno. Para dar certo, no entanto, será preciso algumas medidas: encomendar a música/tema ao Ricardo Mota, colocar um bom time para organizar, e profissionalizar o evento. Do contrário pode ser um fracasso com dois “gatos pingados” no desfile.

Segredos da eleição

Menos de um ano para as eleições e os segredos de alcovas persistem em relação à disputa majoritária em Alagoas. Há os que acreditam no “acordo de Brasília” e outros afirmam que tudo isso é conversa fiada de políticos. O prefeito de Maceió vai topar enfrentar o favorito senador Renan Filho ou dar uma rasteira no deputado Arthur Lira e sair para um mandato garantido, para o Senado Federal? O que se passa na cabeça de JHC não vazou para ninguém e as especulações seguem, todas em torno de sua decisão.

Aqui é Sucupira

Palmeira dos Índios perdeu a importância econômica e política, nos últimos anos, por conta do chamado “equivoco do voto”, com administrações irresponsáveis, que destruíram suas tradições, sua cultura e a autoestima do palmeirense. A cidade se apequenou, a representatividade política definhou e a antes cidade modelo de Alagoas, virou apenas um “puxadinho de Arapiraca”. Agora, o ex-prefeito megalomaníaco, quer pegar carona no projeto do VLT arapiraquense, anunciado pelo ministro Renan Filho, para estendê-lo até Palmeira. Traduzindo: “algo para levar nada a coisa nenhuma”.

Centrão é terrorista

A opinião não é minha, mas concordo com ela. “O Centrão sequestrou o Orçamento e deixou todos os governos de joelhos. Desde Dilma, nenhum tem força real diante do Congresso. Nem Temer escapou. Só o STF pode romper essa armadilha e devolver ao Executivo o poder perdido”. (jornalista Natuza Nery).

Finge que gosta

Caso seja candidato nas próximas eleições o prefeito de Maceió, JHC, vai estar com uma chaga aberta e sujeito a um agravamento de sua imagem de bom administrador. Ao que parece até finge gostar de animais, quando visita feiras de adoção, em companhia da primeira dama, mas sua gestão não está nem aí para a grande quantidade de cães e gatos abandonados, famintos e doentes, nas bonitas praças que construiu e reformou. A coisa é tão feia que já se fala em epidemias e riscos à população.

Pílulas do Pedro

“O Senado Federal vai consertar pegadinhas colocadas no projeto do Imposto de Renda pelo relator da proposta, deputado federal Arthur Lira”. (senador Renan Calheiros).

É lamentável que, por pura politicagem e oportunismo, sejam divulgados supostos fatos sem a devida fundamentação e transparência. (Deputado Arthur Lira sobre a fala de Renan Calheiros)


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]