PARA REFLETIR
“Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral”. (Abraham Lincoln)
Emendas PIX
Mensagens enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) pela Polícia Federal na Operação Overclean, obtidas pelo UOL, mostram como funcionava o caminho do desvio de emendas Pix, verbas que, antes da intervenção do Supremo, podiam ser usadas livremente por estados e prefeituras.
Sem precisar cadastrar projetos específicos, parlamentares tinham poder de enviar dinheiro para qualquer município. Em alguns casos, a verba foi repassada a empresários em licitações suspeitas de fraude, como apura agora a PF.
Tem que ter troco
“ONG séria não tem direito a emenda parlamentar, o jogo é bruto e desonesto e parlamentares preferem mandar dinheiro para prefeituras, onde negociam diretamente com prefeitos e recebem o troco em dinheiro e em votos”. Ouvi essa afirmação de um dirigente de instituição, que trabalha com atividades sociais e cursos de capacitação. A entidade procurou três deputados federais da bancada alagoana e tudo ficou na promessa. Lamentável que pra tudo tenha que ter um troco.
Traficante não é vitima
Vitimizar o traficante talvez tenha sido a frase mais desastrosa de Lula neste terceiro mandato. Em um país acossado pela violência urbana, pela expansão das facções e pela rotina de medo que sequestra milhões de brasileiros, qualquer sinal de benevolência ou relativização do crime cai como afronta direta à sociedade que paga a conta, com impostos, com lágrimas e, muitas vezes, com a própria vida.
O bom combate
Nas últimas pesquisas para medir o clima eleitoral em Alagoas os sintomas são de que o prefeito JHC pode entrar na disputa, com chances reais de vencer o ministro Renan Filho, até então favorito para o governo do estado. Os índices vindos do interior contrariam as previsões de que o prefeito teria dificuldade de ganhar fora da capital. Os últimos resultados prévios mostram um empate técnico entre os dois principais adversários.
Tiro no pé
Transformaram o evento num espetáculo político e turístico, vendendo a ideia de que tudo será festa, negócios e visibilidade. O problema é que, se as promessas não virarem realidade, o Brasil e especialmente Belém, corre o risco de passar vergonha diante do mundo.
Se a cidade não mostrar infraestrutura, mobilidade, segurança, limpeza urbana e rede hoteleira à altura, os elogios viram críticas. E pior: quem paga a conta é o contribuinte. A COP não é carnaval diplomático, é compromisso ambiental.
O politico
O político alagoano, em sua maioria, carrega um traço que o define e o denuncia: é humilde enquanto precisa, e soberbo quando vence. No palanque, é homem do povo. No gabinete, torna-se proprietário do Estado. Eles tratam o eleitor como degrau e ninguém agradece a escada quando chega ao topo.
A vaidade é combustível. A bajulação, alimento. O político medíocre sente-se deus porque alguém o chama de “excelência”. E quando não tem prestígio, compra. E sempre há quem venda. Em campanhas eleitorais, é comum que o voto seja moeda, a própria democracia, mercadoria. Não é raro ver fila de gente em porta de gabinete pedindo favor que deveria ser direito. E político distribui como quem doa esmola, quando na verdade devolve migalhas do que tomou.
Surpresas na disputa
Água de morro abaixo, fogo de morro acima e vontade de eleitor não tem quem contenha. – Alguns movimentos estranhos estão acontecendo no interior do estado, em relação a eleição para o Senado. Alfredo Gaspar e Davi Davino são novidades promissoras na “caça aos votos”, Arthur Lira pode fazer dobradinha com JHC, ameaçando o “destino selado” do velho senador Renan Calheiros. E ainda existe a possibilidade de um nome novo, surpreendente e pronto para tomar a eleição. Pode não haver sobreviventes.
Primeiro, as damas
Não foi agora que a jovem esposa do prefeito JHC conquistou a simpatia do povo de Maceió, principalmente das comunidades periféricas. Seu trabalho social, sua maneira natural de tratar com carinho essas populações, a transformaram na “queridinha” nas redes sociais e no natural. É provável que seja candidata em 2026. Conquistou seu espaço, com mérito e tem vaga certa no competitivo jogo eleitoral.
Pílulas do Pedro
Bomba de efeito retardado, é esperada para as eleições em Alagoas. O anuncio vai mudar o quadro da disputa.
A Câmara de vereadores de Maceió é a pior, em nível de eficiência, da história do legislativo municipal.
Pedro Oliveira
por Pedro Oliveira
Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.