PARA REFLETIR
NÃO VOTAR, uma opção para quem não concorda com nenhuma das candidaturas. Simples assim
Davi Barganha
Davi Alcolumbre é, antes de tudo, a tradução perfeita do político de visão curta e preparo escasso, mas dono de uma habilidade ímpar nos negócios políticos, essa moeda paralela que, no Brasil, tantas vezes vale mais do que currículo, méritos ou espírito público. Ao se ver contrariado na escolha do próximo ministro do STF, decidiu acionar o pior de seu repertório: criar dificuldades, tensionar o ambiente e usar seu poder para emparedar o Planalto.
É o velho jogo do “sou aliado, mas só até a página dois”. Alcolumbre opera como quem enxerga a política não como espaço de projetos, mas como balcão e balcão de luxo.
Ridículo, imoral, ultrajante
O deputado Cabo Bebeto, mostra que não tem nenhum respeito ao povo alagoano e revela a parte mais negativa do seu caráter bolsonarista. Propor um título de Cidadão Honorário para a figura execrável do deputado federal Nikolas Ferreira, um indivíduo do mais baixo nível da política suja e que nunca deu nem um peido por essas bandas. O festival de concessões de honrarias da Assembleia chegou ao nível mais baixo até e então.
Sem destino
O secretário Vitor Pereira executa todos os esforços para emplacar seu nome em uma candidatura a deputado estadual, com as bençãos do governador Paulo Dantas, porem deu tudo errado em seus devaneios de poder. Escaldado pela derrota do seu candidato a vereador em Maceió, Gustavo Pessoa, com todo o apoio recebido, PD não deseja sofrer nova decepção nas próximas eleições. Tudo se resume a um fato, o secretário não tem destino, nem vocação para a política.
Haja Rivotril
Fonte das cercanias do prefeito de Maceió garante que JHC realmente ainda não decidiu sobre sua misteriosa candidatura ao governo ou ao Senado, nas eleições que estão aí às portas. Sabe que o nome do ministro Renan Filho é ainda o favorito no interior do estado, mas o quadro tem dado sinais nas recentes pesquisas. Para o Senado o jogo poderá contar com muitos preferidos e surpresas poderão acontecer. Enquanto isso os aliados estão sendo mantidos à base de “Rivotril”
Cuidando do Trânsito
Depois do incidente que expôs sua arrogância ao usar o “sabe com quem está falando”, o deputado Lelo Maia (União Brasil), como vingança, resolveu levar para sua pauta legislativa uma perseguição descabida e rancorosa contra o órgão de Trânsito municipal. Faria muito melhor se cuidasse do seu mandato com zelo e trabalho.
Master Class
O caminho para uma nova CPI não é nada que o governo deseje. Mas está sendo difícil conter a oposição e também aliados, diante do escândalo do momento, envolvendo o Banco Master, BRB, governos estaduais e prefeituras e figuras importantes da república.
Prova de fogo
A indicação de Jorge Messias, para o STF, coloca o presidente Lula diante de um teste decisivo: manter firmeza institucional sem ceder às pressões externas. O escolhido carrega confiança do Planalto, mas sua aprovação medirá até onde vai a força política do governo em meio a um Congresso turbulento e a aliados cada vez mais exigentes. É mais que uma nomeação é um termômetro do poder real de Lula.
Acessibilidade zero
No quesito acessibilidade Maceió está inquestionavelmente reprovada em relação às demais capitais do país. Entidades e pessoas com deficiência têm reclamado muito, há muito tempo, mas a prefeitura não tem dado nenhuma importância ou pelo menos minimizado a questão. Dias atrás o próprio presidente de uma dessas entidades foi vítima do descaso, e sua cadeira de rodas despencou de um ônibus.
Cara e suja
Especialistas já afirmam a previsão com altos custos e acirramento das agressões entre opositores em Alagoas. Malas de dinheiro circulando pelo interior, levando o produto mais convincente para levar o voto. Também preveem que será uma disputa com muita sujeira e exibição de podres de cada lado. Enquanto isso, para ajudar, uma Justiça Eleitoral incapaz de conter os abusos.
Pílulas do Pedro
Na briga pelo protagonismo político, por enquanto,Renan Calheiros vence Arthur Lira.
Governador Paulo Dantas está com jeito de candidato, o vice Ronaldo Lessa, também.
Pedro Oliveira
por Pedro Oliveira
Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.