08 de junho de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Microempreendedoras vítimas de violência terão crédito especial
07/06/2026 às 10h40

Blogs

Luiz Romero Farias - Nome de peso para uma chapa majoritária

Itawi Albuquerque


Para refletir

A soberba e a vaidade na política, tiram o simbolismo de qualquer candidatura

Luiz Romero Farias

Nome de peso para uma chapa majoritária

Poucos nomes em Alagoas conseguem reunir, ao mesmo tempo, experiência administrativa, trânsito político, credibilidade técnica e respeito do setor produtivo como o médico Luiz Romero Farias. Ocupou funções estratégicas na administração pública, entre elas a de secretário executivo do Ministério da Saúde e secretário municipal de Saúde de Maceió, posições que lhe proporcionaram ampla experiência na gestão de grandes estruturas administrativas e no enfrentamento de desafios complexos. Em todas elas, deixou a marca da eficiência, do diálogo e da busca permanente por soluções.

Discreto por natureza, distante dos holofotes e das polêmicas que costumam dominar o ambiente político, Romero é reconhecido nos bastidores como um articulador respeitado e um homem de palavra. Não por acaso, seu nome vem sendo citado com frequência para compor uma chapa majoritária ao Senado, seja ao lado de Arthur Lira, seja de Alfredo Gaspar.

A indecisão tem custo na política

A postura adotada pelo ex-prefeito JHC tem provocado desconforto entre possíveis aliados e já desperta questionamentos em setores da sociedade que acompanham o cenário eleitoral. Para muitos observadores, a demora em definir posições e estratégias transmite uma imagem de hesitação incompatível com o perfil de liderança que se espera de quem pretende disputar cargos majoritários.

Na política, o tempo tem valor estratégico. Aliados precisam de sinais claros para organizar projetos, definir espaços e construir palanques. Quando as decisões são constantemente adiadas, surgem especulações, inseguranças e dúvidas que acabam contaminando o ambiente político. O vácuo deixado pela falta de definição costuma ser rapidamente ocupado por adversários, que exploram a narrativa da indecisão para desgastar a imagem do potencial candidato.

Lula em campanha aberta

O presidente Lula percorre o país inaugurando obras, anunciando programas sociais, distribuindo benefícios e ocupando espaço permanente no noticiário. Para seus adversários, trata-se de campanha eleitoral antecipada. Para seus aliados, é apenas o exercício legítimo do mandato presidencial.

A legislação eleitoral brasileira estabelece que a propaganda eleitoral oficial só pode começar em agosto do ano da eleição. Também proíbe o pedido explícito de votos antes desse período. Entretanto, a própria legislação e a jurisprudência do TSE permitem que agentes políticos divulguem ações de governo, apresentem propostas, participem de eventos públicos e defendam projetos, desde que não haja pedido direto ou indireto de voto

Chegaram os senadores.

Arthur Lira chega à disputa carregando o peso político de quem presidiu a Câmara dos Deputados e construiu uma ampla rede de apoios entre prefeitos, vereadores e lideranças municipais. Sua presença constante no interior, associada ao volume de recursos e obras destinados aos municípios ao longo dos últimos anos, consolidou uma base eleitoral robusta e difícil de ser enfrentada.

Já Alfredo Gaspar consolidou-se como uma das principais vozes da oposição em Alagoas conquistou espaço junto ao eleitorado que busca renovação e enfrentamento aos grupos políticos tradicionais. Seu nome aparece com força nas projeções para o Senado e vem ampliando seu alcance para além da Região Metropolitana de Maceió

Falta alguém nesta eleição

Há um nome cuja ausência vem sendo comentada nos bastidores da política alagoana: Maurício Quintella. Por decisão de foro íntimo, optou por não disputar as eleições de 2026

Vereador, deputado estadual, deputado federal e ministro de Estado, Maurício Quintella exerceu cada cargo com dedicação e compromisso com Alagoas. Sua passagem pelo Ministério dos Transportes deixou marcas importantes em obras estruturantes e investimentos que ajudaram a impulsionar o desenvolvimento do estado e de diversas regiões do país.

Conhecedor dos caminhos da administração pública e do processo legislativo, sempre cultivou uma política baseada no diálogo, na moderação e na busca de resultados concretos. Não era um político de discursos inflamados, mas de articulação, trabalho e entrega.

Pílulas do Pedro

A respostas das urnas vai deixar muita gente sem mandato e endividado

Trair e coçar é só começar (diz o velho ditado). Por aqui a coceira vai ser grande.


Pedro Oliveira por Pedro Oliveira

Jornalista e escritor. Articulista político dos jornais " Extra" e " Tribuna do Sertão". Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB. É presidente do Instituto Cidadão,  membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Palmeirense de Letras.

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]