Dólar com. 4.9971
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
06/05/2021 às 10h00

Blogs

Bolsonaro desiste de se aproximar de Renan e solta Onyx contra a CPI da Covid

 

O presidente Jair Bolsonaro tentou até onde pode construir uma ponte entre ele e o relator da CPI da Covid no Senado, Renan Calheiros.

Recorreu ao ex-presidente José Sarney e conta-se nos bastidores que até o filho do senador, governador de Alagoas Renan Filho, foi procurado pelo Planalto para trabalhar essa aproximação.

Não deu certo e agora Bolsonaro soltou seu ministro “boca-dura”, Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral), para coordenar a força-tarefa do governo na CPI. O presidente aposta na experiência de Lorenzoni em outras CPIs e no seu conhecimento político sobre o congresso nacional e, em especial, sobre o senador Renan Calheiros.

Integrantes do G7, o grupo majoritário na comissão, ironizam a decisão de Bolsonaro de dar mão forte a Onyx. Avaliam que o ministro está mais próximo do banco de depoentes da CPI do que da coordenação da bancada governista.

Onyx afirmou numa entrevista que é inútil recorrer ao isolamento social para refrear a propagação do coronavírus: "Alguém consegue impedir que nas áreas urbanas o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto, que eles se locomovam? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? É obvio que não. E todos eles transportam o vírus. Não são contaminados pelo vírus, mas podem transportar o vírus."

O raciocínio, por risível, converteu Onyx num personagem sanitariamente anedótico, já escreveu o jornalista Josias de Souza sobre o episódio.

O fato é que Bolsonaro acha que sua defesa nesses dois dias na CPI vai mal e quer mudar o cenário.

Uma missão praticamente impossível diante das graves e fatais consequências da omissão do governo federal na aquisição de vacinas e no negacionismo de medidas restritivas contra o coronavírus desde o início da pandemia.

Aguardemos a “mão forte” de Lorenzoni na condução governista dentro da CPI.


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]