Dólar com. 5.1652
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/07/2021 às 09h20

Blogs

"Há algo de podre no reino”

Irmãos Miranda na CPI - Agência Senado

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi informado sexta-feira, 2, de que a Procuradoria Geral da República (PGR) já instaurou inquérito para apurar se o presidente Bolsonaro cometeu crime de prevaricação, ao não comunicar à Polícia Federal supostas irregularidades no processo de compra da vacina indiana Covaxin.

A investigação se pautará em alguns pontos:

O depoimento dos irmãos Miranda à CPI da Pandemia, no último dia 25 de junho.

A informação do deputado federal Luís Miranda que advertira o presidente Bolsonaro de que seu irmão - servidor público do Ministério da Saúde - sofrera "pressão" para autorizar o pagamento pela pasta para a empresa que intermediara a aquisição de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, produzida pela empresa indiana Bharat Biotech. Bolsonaro teria dito que acionaria a Polícia Federal para investigar o caso, destaca a PGR em sua manifestação ao STF. Não acionou. A PF só abriu investigação em 30 de junho, cinco dias após a denúncia ter sido levada à CPI da Pandemia.

No Brasil, a aquisição da Covaxin estava sendo intermediada pela Precisa Medicamentos, empresa cujos sócios estão envolvidos em ações judiciais por processos anteriores de compras de produtos de saúde malsucedidos. A empresa tem como sócio o empresário Francisco Maximiano, que teria relações próximas com o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

O alerta das supostas irregularidades também teria sido dado ao então titular do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante uma viagem oficial. Ele, igualmente ao presidente, não adotou nenhuma medida para investigar.

Por ora, a PGR entende que não há indícios de interesses pessoais na não-comunicação das alegadas irregularidades. Ainda assim, o órgão avalia que é preciso esclarecer que providências foram tomadas pelas autoridades após a denúncia dos irmãos Miranda.

A denúncia pode ser apenas a ponta de um iceberg, mas há sinais evidentes de que “há algo de podre no reino”.

Vamos aguardar para ver se ou até onde essa podridão alcança o rei.


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]