Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/07/2021 às 10h00

Blogs

Piada de mau gosto e prejuízo

 Uma das piadas de mau gosto do presidente Jair Bolsonaro no cercadinho onde ele se alimenta do fanatismo de seus apoiadores, lhe custou uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria pública da União (DPU) por prática de crime de racismo.

Em 8 de julho passado, Bolsonaro se referiu ao cabelo crespo de um apoiador como “criatório de baratas”.

A intenção da ação é que sejam adotadas medidas de “reparação, indenização e de cessação de danos, por danos extrapatrimoniais ou morais coletivos, e ainda, danos sociais”, onde são réus o presidente Jair Messias Bolsonaro e a União.

“O presidente tinha pleno conhecimento de que estava sendo filmado e de que tal vídeo circularia em redes sociais”, cita a peça. A ciência de que o comentário seria reproduzido e de que poderia trazer consequências foi um dos pontos apresentados em desfavor de Bolsonaro, para caracterizar a conduta.

“Ao contrário do que superficialmente possa parecer, o presidente não proferiu apenas piadas infelizes e de péssimo gosto. Tampouco, a manifestação do cidadão no sentido de não se afetar com o comentário descaracteriza a prática racista, com todas as consequências jurídicas de responsabilização, uma vez que a sua realização pública e transmitida acaba por afetar toda a população negra, inclusive com repercussão internacional”, argumentam os defensores e procuradores.

O preço indenizatório pedido é de R$ 15 milhões.

Piada


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]