Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/02/2022 às 09h40

Blogs

Os descartes de Lula no xadrez eleitoral


Está cada dia mais claro, não é petismo, é lulismo. 

Ou seja, a campanha de Lula para a presidência da República deve mesmo extrapolar o seu partido, o PT, trazer novas peças ao jogo eleitoral e descartar as mais velhas que, porventura, possam dar discurso aos opositores e atrapalhar a caminhada política do ex-presidente de volta ao Planalto.

Sexta-feira, 12, Lula e o ex-tucano Geraldo Alckmin jantaram na casa de Fernando Haddad, em São Paulo.

 Alckmin integra o grupo de novas peças no xadrez eleitoral do ex-presidente petista, já no descarte, está a ex-presidente Dilma Rousseff que não deve fazer parte de um eventual governo em 2023 e, segundo aliados de Lula, Guido Mantega e José Dirceu, que também ficarão longe do comando de ministérios.

O que pesa contra eles? Os pontos principais são falhas na Economia puxada por Mantega, e corrupção, por Dirceu. No caso de Dilma, o impeachment sofrido por ela em 2016, por crime de responsabilidade, é outro fator que pode atingir negativamente contra Lula e aumentar sua rejeição.

Mas alguns petistas "raiz" devem permanecer próximos a Lula em um eventual governo. A exemplo da presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (RS), do senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PE) e do deputado federal Reginaldo Lopes (MG). Assim como os governadores Wellington Dias, do Piauí, Rui Costa, da Bahia, e Flávio Dino (PSB), do Maranhão. Além do senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, que estará na coordenação da campanha de Lula.

O resto, que lute!


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]