Dólar com. 5.1318
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
18/02/2022 às 10h20

Blogs

Paridade já!


A seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pode dar um tiro certeiro na sua política de inclusão, caso determine no edital para a eleição do Quinto Constitucional a paridade na lista sêxtupla.

O pleito é liderado por advogadas e advogados e virou uma Carta Aberta, com abaixo-assinado, entregue ontem, 17, ao presidente da OAB alagoana, Vagner Paes. O documento traz um recado justo e forte: “Negar a importância da paridade na lista sêxtupla para o quinto constitucional é o mesmo que negar uma realidade perversa de exclusão feminina”.

Com razão. 

Na história do quinto constitucional em Alagoas, nunca uma mulher foi escolhida para a vaga e, sem a paridade na lista sêxtupla, a chance para isso acontecer continua praticamente impossível. Para se uma ideia, dos 97 desembargadores que estão ou já passaram pelo Tribunal de Justiça, apenas 3 foram mulheres e nenhuma delas oriunda do quinto. 

Hoje, entre os 16 desembargadores do judiciário alagoano, há apenas uma mulher, a desembargadora Elizabeth Carvalho.

Como referência, a OAB de São Paulo se posicionou recentemente no sentido de garantir que a lista sêxtupla adote o critério da paridade, sob a justificativa do reconhecimento das desigualdades históricas que a OAB, como farol do progresso da sociedade, deve lutar para que sejam superadas.

Em tempo: Não precisa de muita lenga-lenga, burocracia e muito menos debates longos e incansáveis. A paridade tem pressa!  É para já! Lembrando que a diretoria da OAB alagoana se elegeu em novembro do ano passado sob o discurso do acolhimento, inclusão e nova política na entidade.

A hora é agora!


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]