Dólar com. 5.0915
IBovespa 8
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
02/06/2022 às 14h00

Blogs

Os saltos altos do PT


O PT calçou saltos altos com a eleição de Lula para presidente do Brasil em 2002 e nunca mais saiu deles. Nem mesmo para fazer uma autorreflexão após o impeachment de Dilma e a prisão de Lula.

E essa reflexão era necessária, independente da saída da presidente Dilma ter sido golpe, ou não, e da prisão de Lula ter sido injusta, ou não. 

O PT cometeu erros e sobretudo erros na soberba da gestão, no aparelhamento de poder, no narcisismo desacerbado, na ganância de ser o “dono” do mundo em um país de tantas diferenças sociais, políticas e econômicas.

A falta da avaliação profunda do que foi o PT no governo, na parceria com outras legendas, na relação com o Congresso Nacional e o judiciário, faz com que, hoje, Lula e a cúpula do partido tendem a cometer a mesma prepotência de antes.

A fala de Lula nessa semana sobre o PSDB, revela exatamente isso: 

"Um senador do PFL disse, uma vez, que era preciso acabar com a 'desgraça do PT', o Jorge Bornhausen. O PFL acabou. Agora, foi o PSDB que acabou, e o PT continua forte, continua crescendo".

Lula só esqueceu de dizer que o PT também continua arrogante.

Independente de ser verdade ou não a expressão, ela afasta mais ainda a possibilidade de os tucanos somarem com Lula contra Bolsonaro. E se Lula não sabe contar, o PSDB sabe muito bem fazer a conta de quantos tucanos podem atrapalhar o PT nas eleições deste ano, inclusive começando pelas alianças e parcerias estaduais.

A declaração de Lula ganhou reações tucanas em todo o país, mas a do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) está conectada a avaliação desse blog: “A fala revela o quanto ele (Lula) está de salto alto”.

De salto alto, Lula demonstra que nem ele e nem o PT aprenderam coisíssima alguma com a vitória de Jair Bolsonaro em 2018.

Lamentável.


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]