Dólar com. 5.1287
IBovespa 0.58
16 de agosto de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Autorizada veiculação da campanha de prevenção à varíola dos macacos
23/07/2022 às 14h20

Blogs

Senador Renan atiça confronto no MDB por apoio a Lula

Edilson Rodrigues - Agência Senado


O senador Renan Calheiros informou ao portal de notícias Poder 360, que pretende acionar a justiça eleitoral para impedir a realização da convenção nacional do MDB, agendada para segunda-feira, 25.

A convenção é para o partido indicar a senadora Simone Tebet como candidata a presidência da República do Brasil.

Como justificativa, Calheiros alega desconfiança acerca da modalidade adotada, prevista para ser realizada por videoconferência, e falta de diálogo do presidente do partido, deputado Baleia Rossi (MDB-SP) com a ala da sigla ligada ao ex-presidente Lula.

Em 2020, a grande maioria das convenções foi realizada remotamente por conta da pandemia e essa é uma sistemática que continua sendo utilizada até mesmo pelo Congresso Nacional em dias atuais.

Ou seja, não é a motivação real.

A possível falta de diálogo com parte da legenda que já declarou apoio a Lula, como no caso do próprio senador Renan Calheiros, tampouco parece ser um motivo plausível, já que a pré-candidatura de Tebet está nas ruas há pelo menos uns 60 dias.

Uma outra alegação de Calheiros é que com uma candidatura que pode morrer no primeiro turno, o MDB – a exemplo de 2018 com a candidatura de Henrique Meirelles – deixa de investir com mais força nos proporcionais, o que teria causado, há quatro anos, a redução das bancadas do partido no Senado e Câmara dos Deputados.

Há quem diga que a verdadeira preocupação de Renan Calheiros é garantir ao MDB de Alagoas a não punição por ir contra a candidatura de Tebet e apoiar fortemente Lula. 

Talvez fosse o caso de parte da legenda que está com Lula, buscar a liberação junto à executiva nacional do que levar o caso à judicialização. 

Mas parece que em tempo de intolerância política, seja em que palanque for, o diálogo saiu de moda faz tempo!


Ponto Final por Redação

 Blog Político

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]