Dólar com. 5,324
IBovespa 0,88
13 de julho de 2020
min. 24º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Brasil registra 631 mortes por covid-19 em 24 horas
14/06/2020 às 16h45

Blogs

O respeito nas relações


Estou imersa em pensamentos sobre relacionamentos. Sobre os relacionamentos na pandemia. As pessoas estão em casa e convivendo todo o tempo com os familiares, inevitável que as diferenças surjam, que eclodam antigas mágoas, que raivas mal resolvidas venham a baila em algum momento.

Parei para pensar que convivemos pouco com a família com quem vivemos. Saídas para compromissos, trabalho, encontros com amigos tomam a maior parte do nosso dia e acabamos por nos encontrar nas refeições, quando é possível, e a noite quando o cansaço nos impede de reagir às situações conflitantes. Mas agora o tempo é vasto, estamos cara a cara com todos aqueles a quem amamos e com quem temos significativas diferenças. Tudo grita, tudo torna-se visível e sofrido. Acredito que não está fácil, para nós e para o outro com quem convivemos. Todos temos nossos monstros internos e muitos mal resolvidos. Todos temos nossas dificuldades de relacionamento que se disfarçam no dia a dia cheio de tarefas. O que fazer nesse momento? Se calar? Evitar o outro? Como, se está tudo tudo tão claro, tão palpável? Como, se estamos juntos e não existe opção? O diálogo é o caminho. O único caminho. Sempre.

A organização dos sentimentos requer uma análise verdadeira de si e do outro. Deixar aflorar o respeito que tanto discursamos nas redes sociais e começar a colocá-lo em prática. Não esquecer a importância do outro em sua vida e a exercitar a paciência com as suas dificuldades. Falar como se sente sem discutir, relatar e ouvir o outro, ouvir com atenção e tentar acatar as suas diferenças. E se o momento for absolutamente difícil, se afastar um pouco, buscar um lugar onde se possa pensar sozinho e acalmar.

Não permita que suas melhores relações sejam destruídas neste momento, um dia a vida volta ao normal e será com essas pessoas que você vai continuar vivendo. Aprenda, neste momento, a cuidar das suas relações com zelo e amor e leve para o resto da sua existência. A pandemia tem muito a nos ensinar e temos necessidade de aprender. Escute as suas lições.


Psicóloga Meg Oliveira por Meg Oliveira

Psicóloga Clínica, pós-graduada em Gestalt Terapia. Formação em Vegetoterapia, Psicoterapia Breve e Massoterapia. Atuando há 28 anos como Psicóloga Clínica. Procuradora aposentada do Poder Judiciário.

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]