Dólar com. 5.5165
IBovespa 0.58
18 de janeiro de 2022
min. 24º máx. 29º Maceió
sol com poucas nuvens
Agora no Painel Boletim Covid-19: Alagoas registra 416 novos casos e duas mortes
11/01/2022 às 12h56

Blogs

Vale do cercado* – uma experiência incrível de turismo de isolamento

* Reserva ambiental no coração da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil.

Fotos Daniela Gama


Lembro como hoje quando eu, em minhas pesquisas sobre lugares legais para me hospedar, bem no auge da pandemia, encontrei na internet um lugar muito peculiar, o qual eu já havia ouvido falar através de pessoas próximas:  Vale do Cercado. Esse vale fica no coração da Chapada Diamantina, a poucos quilômetros de estrada de terra, a partir do famoso Morro do Pai Inácio.


Conversando com amigos sobre trilhas e lugares inusitados da Chapada, coincidentemente, me mencionaram sobre a experiência de hospedagem no Vale. Imediatamente peguei o contato do proprietário de uma casa exclusiva para aluguel por temporada e agendei para dias depois. E lá fomos nós: eu, meus pais, filha, irmão, cunhada, sobrinhos. Gente do céu, que animação para conhecer aquele lugar que, pelas poucas fotos na internet, na época, já fazia a gente se apaixonar. Arrumamos tudo, fomos bem orientados acerca da estrada, abastecemos os carros e fomos.

A primeira sensação é de deslumbramento. Logo que saímos da BR, poucos km antes do Morro do Pai Inácio (sentido contrário para quem vem de Salvador), pegamos a estrada de terra e em poucos minutos temos a visão incrível do Morro do Camelo. Que espetáculo!!! Quem passa pela BR não tem aquela vista, aquela experiência. Então lá vamos todos, descer dos carros e fotografar, óbvio! Acho que é instantânea essa atitude para qualquer pessoa que passe por ali.

Seguimos mais alguns quilômetros (poucos e longos) até a entrada da casa que havíamos alugado para passar quatro dias. A estrada é ruim, sim! Tem muita areia e pedras, mas nada que dirigir com paciência e atenção não resolva. Qualquer carro chega lá com tranquilidade e um bom motorista! :D

Logo que chegamos no local onde deixamos o carro temos mais uma vista impecável do Vale e dos morros que o cercam e de brinde um rio de água corrente lindo demais. A gente para de novo para admirar, molhar os pés e o pensamento é um só:  MEU DEUS, QUE LUGAR É ESSE?!!! Atravessamos uma ponte de madeira, tiramos tudo dos carros e fomos cair na real de que estávamos hospedados no meio de uma reserva ambiental, lindamente bem cuidada e com uma estrutura de dar gosto.

A casa (na verdade são duas casas, com entradas independentes) fica literalmente sozinha ali em meio a todo aquele verde. O rio passa a poucos metros, dentro da propriedade, é raso, seguro e delicioso. Com as águas cristalinas e uma boa iluminação que existe, pode-se tomar banho a qualquer horário do dia ou da noite.

É possível fazer diversas trilhas a pé, subir os morros e ter uma visão incrível do vale. De carro é possível ir ao Morro do Pai Inácio e fazer outros passeios (caso vocês optem por ficar muitos dias e queiram sair um pouco). A cidade mais próxima é Palmeiras. Mas, quem quer sair de um lugar desses, onde o único som possível de se ouvir por lá é o som das águas correntes e o som dos pássaros? Contato com barulho? Só das gargalhadas dos adultos e das crianças se divertindo no banho de rio.

A Reserva Águas do Vale tem toda a estrutura e equipamentos de uma casa comum. Não falta absolutamente nada para o nosso conforto, além de ter o que eu amo: abastecimento por energia solar! Tem forno e fogão a lenha, redes por todo canto, uma cozinha aberta maravilhosa, lareira de jardim e uma decoração que mistura rustico com industrial. Para os mais exigentes posso garantir que é um “simples” de muito bom gosto. Os proprietários são de extrema simpatia e dão suporte todo o tempo, mesmo não morando por lá, fizeram questão de ir nos receber e dar as boas-vindas!

Deveríamos ir embora na segunda pela manhã, mas não fomos! Rsrsrsrs ficamos mais um dia. Essa viagem aconteceu final de julho de 2021. Para vocês terem ideia do quanto me apaixonei pela paz e pela conexão total com a natureza que vivenciei naquele lugar, dois meses depois estava lá novamente, para mais quatro dias, com família e amigos, comemorando meu aniversário.

Como já mencionei aqui anteriormente, ficar hospedado em lugares como uma reserva ambiental é um presente que todo mundo deveria ter a oportunidade de se dar, porque é uma experiência incrível e com certeza voltamos para casa renovados e com saudade.

E como faço sempre, vou deixar aqui o endereço do instagram do pessoal: @reserva_aguas_do_vale. Ah! Só é possível ir de carro ou de moto, ok?!

Espero que tenham gostado da viagem e espero vocês, em breve,  para turistarmos juntinhos!

Beijos

Daniela Gama

Fotógrafa e colunista da Revista Painel Alagoas 


Turistando por Daniela Gama

Dani é fotógrafa, geógrafa, mãe e amante de questões que envolvem moda, cultura, arte, diversidade e natureza. Com mais de dez  exposições fotográficas pelo Brasil, Portugal e França, tem na fotografia um amor que ela intitula de “terapia artística”. Apaixonada pela cultura e pela geografia tão vasta do nosso país, ela assina essa coluna que trará relatos de sua experiência de viajante brasileira, tratando de tantos temas que são inerentes à uma viagem. E, acreditem, são muitos! De dicas de locação, hotéis, pousadas, restaurantes, espaços culturais, eventos locais a dicas de como aproveitar da melhor forma cada viagem, para que sejam sempre únicas e inesquecíveis. Vamos com a Dani ? 

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]