Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
07/12/2017 às 19h20

Cultura

Festa das Águas celebra Iemanjá

Giro de Folguedos na Pajuçara. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A Festa das Águas, iniciativa tradicionalmente apoiada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), acontece nesta sexta-feira (8), e conta com uma extensa programação que tomará conta da orla da cidade. O evento é realizado em parceria com o Governo do Estado.

Às 15h, acontecerá a concentração dos grupos de cultura afro-brasileira em frente à antiga sede do Clube de Regatas Brasil (CRB), na Pajuçara. Logo após, os grupos participação de um cortejo em direção à Praça Multieventos, onde também acontece, no mesmo horário, o grande xirê: uma roda religiosa. As atrações culturais foram selecionados por meio de um edital lançado pela Fmac.

Para o coordenador de Políticas Culturais da Fundação, Amaurício de Jesus, a democratização dos recursos destinados à cultura expande as possibilidades dos grupos envolvidos na produção cultural em Maceió. “A forma de seleção transparente, aberta, vem através dos editais”, disse.

O dia 08 de dezembro é tradicionalmente marcado pelas celebrações de Iemanjá na orla de Pajuçara. O clima de festa, com muito batuque e muita dança, sempre leva multidões de azul e branco à praia, entre fiéis das religiões afro-brasileiras, simpatizantes e turistas.

Confira abaixo os grupos que participarão do evento:

Taieiras Alagoanas;

Afro Dendê;

Maracatu Raízes da Tradição;

Banda Afro Zumbi;

Afoxé Ofá Omin;

Coletivo Maracatod@s;

Afoxé Obá Agodô;

Cia. de Teatro e Dança Afro Ale Orum;

Thembá;

Baiana Ganga Zumba;

Afojubá;

Afro Afoxé

Mateus Magalhães (estagiário)/ Ascom Fmac


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]