Dólar com. 3,791
IBovespa 0.86
18 de março de 2019
min. 27º máx. 33º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Polícia identifica turco de 37 anos como suspeito de ataque na Holanda
13/06/2018 às 21h30

Cultura

Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió

Divulgação

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos publica, nesta sexta-feira (15), o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, organizado pela historiadora Irinéia Maria Franco. A obra cataloga documentações referentes à Arquidiocese da capital e será lançada às 10h, no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho, no Centro.

O arquivo da Cúria Metropolitana foi organizado em 1940 e tem por objetivo preservar a documentação histórica produzida pela Igreja Católica em Alagoas, especialmente da Arquidiocese, entre o período que vai do século 18 ao 21.

De acordo com o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, o intuito é tornar acessível todo o arquivo da instituição para a sociedade alagoana. “Pela sua relevância histórica e cultural, a documentação sempre foi de interesse dos historiadores, dos genealogistas e da comunidade católica, uma vez que seu estudo contribui para elucidar o passado alagoano e brasileiro, assim como o papel do catolicismo e da instituição religiosa”, destacou.

Foi esse mesmo raciocínio que levou um grupo de pesquisadores a se dedicarem ao projeto. “Por conta de sua importância, o curso de História da Universidade Federal de Alagoas firmou uma parceria técnico-científica com a Arquidiocese de Maceió, com amplo apoio do arcebispo Dom Antônio Muniz, para que as disciplinas de estágio obrigatório do curso de Bacharelado e os projetos de pesquisa e extensão pudessem ser realizadas no acervo, tendo como contrapartida auxiliar na preservação, identificação e catalogação das fontes”, explicou a professora Irinéia Franco, que, desde 2011, esteve à frente do projeto, na coordenação da disciplina de estágio supervisionado e das atividades de tratamento e catalogação da documentação.

A docente relata que, devido ao imenso trabalho coletivo, surgiu a necessidade de apresentar o primeiro instrumento de pesquisa do acervo, o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió. Com ele, os usuários e pesquisadores podem conhecer a estrutura de funcionamento do arquivo e o mapa geral do acervo.

A obra também possibilita aos interessados pela história da Igreja e de Alagoas uma visão geral dos assuntos, tipos de documentação e períodos que abrangem o patrimônio, o que facilita o processo da pesquisa. A expectativa, segundo a historiadora, é de que, com o passar do tempo, os inventários das coleções e dos fundos também sejam disponibilizados ao público.

Para a concretização da obra, os trabalhos também contaram com a atuação do professor Filipe Caetano, responsável por ministrar aulas e coordenar projetos de pesquisa e extensão a partir do acervo. Dessa forma, foi possível envolver alunos da graduação e da pós-graduação, que trazem a público artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações com fontes históricas do Arquivo Metropolitano.

“Além da participação dos estudantes de graduação em História Bacharelado, que frequentam, semanalmente, o arquivo, temos o trabalho de estudantes voluntários e da assistente de Arquivo, Luiza Sahara da Silva Santos, que, com muita dedicação, atende ao público, auxilia nas pesquisas e no cuidado à preservação do acervo”, destaca Irinéia.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]