Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
17 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
06/07/2018 às 14h30

Cultura

Água do Mar nos Olhos marca estreia de Wado na literatura

Além da sessão de autógrafos, o lançamento conta com exibição de documentário do artista e pocket show do multi-instrumentista André Abujamra

Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança primeiro livro do cantor e compositor, no Teatro Jofre Soares, a partir das 20h - Ascom Imprensa Oficial

O livro Água do Mar nos Olhos lançado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos marca a estreia do cantor e compositor Wado na literatura. A obra selecionada por edital público, em 2017, reúne todas as poesias das letras das músicas de autoria do artista, criadas ao longo dos 17 anos de carreira musical, interpretadas por ele em nove discos gravados.

A poética de Wado apresenta temática rica e diversa que aponta para o artista inquieto, em constante transformação. Se de um lado os seus versos celebram a contribuição da comunidade afro-brasileira na cultura do país, do outro também denunciam o racismo e a desigualdade vividos pela população preta. Se de um lado discorre, com leveza, sobre a alegria e o amor, também canta sobre sentimentos de desilusão, desencontros e solidão.

Entre os parceiros nas composições musicais acumulados ao longo de quase duas décadas estão Mia Couto, Zeca Baleiro, Chico César, André Abujamra e Momo, sem deixar de mencionar os alagoanos Adriano Siri, Alvinho Cabral e Glauber Xavier.

Além das reflexões políticas, sociais e existenciais da obra poética do Wado, este livro também apresenta um pouco da sua produção como artista visual. Seu traço criativo traz elementos presentes na sua música, como a malícia, o humor e a ironia, além de uma forte inspiração na pop art e na arte urbana.

O livro predominantemente confeccionado em papel kraft , muito usado pelo próprio Wado em seu processo de criação, apresenta 29 desenhos selecionados, feitos ao longo dos últimos 20 anos em cadernos de anotações e molesquines. Água do Mar nos Olhos apresenta também sete galerias, em papel couchê, com 25 telas da produção mais recente do Wado. O projeto gráfico da obra é assinado por Fernando Rizzotto, editor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

“Estou muito feliz de ter esse livro publicado, muito mesmo, pelo documento de carreira que ele é. Mas não sinto que seja o primeiro, por conta das ilustrações que fiz para a obra infantil A Ilha de Laura, assinada pela escritora Amanda Prado. Me sinto mais como homenageado e sinto muito esse livro como um material de arte contemporânea”, afirma Wado, mencionando um livro que conta com ilustrações suas, publicado em 2015, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, na coleção Coco de Roda. 

Apesar de todas as vertentes criativas que vem sendo reveladas pelo artista, unindo música, pintura e literatura, Wado nega qualquer tipo de hiperatividade. “Acho que este momento é de colheita de frutos, parece que estou envolvido em diversos projetos ao mesmo tempo, mas não é tanto. Tudo isso é mais fruto do acúmulo das coisas feitas em 17 anos que geraram essas coisas todas”, diz, modestamente, durante uma das sessões de gravação do seu novo disco Precariado.

E realmente Wado não para. Em julho ele embarca para Portugal onde realizará show do novo disco e em novembro próximo há um novo livro com lançamento previsto pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. De seus inseparáveis molesquines emergiu outra obra chamada Caderno de Anotações, também selecionada por edital este ano.

Neste futuro livro os fãs do Wado encontrarão diversas ideias, construções, jogos mentais e letras de canções mudas que permitem descobrir como se dá o processo criativo do artista. “Tem muitos dos insights e das ideias que passam pela minha cabeça. Meu amigo Vitor Peixoto disse que é um livro de aforismos, talvez seja”, conta.

Segundo Wado a ideia do próximo livro partiu do hábito saudável de anotar as coisas em pequenos cadernos de anotações. “Não vivo sem os pequenos molesquines. Sem eles nem meus livros, nem as canções que faço para pagar as minhas contas existiriam”, afirma, mencionando que nesta próxima obra será possível perceber as influências literárias de Neil Gaiman, João Paulo Cuenca e Marcelo Mirinsola.

Show de André Abujamra

Para abrilhantar a noite de lançamento do livro Água do Mar nos Olhos, do cantor e compositor Wado, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos traz André Abujamra e seu mais novo show Omindá, em versão pocket. Esta é a primeira vez que o cantor, compositor, multi-instrumentista e ator paulista se apresenta em território alagoano. André é filho do saudoso ator e diretor de teatro Antônio Abujamra.

“Este é mais um presente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos oferecido à sociedade alagoana durante o aniversário de 200 Anos de Emancipação Política do Estado. O show de André Abujamra é fruto de uma parceria entre a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, as secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, o Brisa Mar Hotel e o Sesc Maceió”, afirma Dagoberto Omena, diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. “A escolha do nome de André Abujamra, que é parceiro musical de Wado não foi aleatória. Sua presença coloca o lançamento em um patamar elevado”, completa.

A ousadia sempre fez parte dos mais de quarenta anos de carreira de André Abujamra. O show e o álbum Omindá – A União das Almas do Mundo Pelas Águas, lançado em março, não foge a isso. 

Em tempos tecnológicos onde as fronteiras se tornam inexistentes, mas as barreiras mentais ainda nos impedem de viver em união, André Abujamra busca inspiração nas águas, que também não conhecem fronteiras. 

O trabalho - lançado em diversos formatos - reúne artistas convidados de diversos lugares do globo, dos Estados Unidos ao Japão, passando por Rússia, Índia, Bulgária, Jordânia entre muitos outros, que acrescentam à música de André sons de seus próprios territórios. 

Resultado de 11 anos de trabalho e de muitas viagens, o álbum foi lançado em março deste anos nas plataformas digitais, lojas online e físicas. 

Imagens captadas durante as viagens de Abujamra pelo mundo poderão ser vistas durante o show. Ele decidiu produzir um filme para as 15 faixas que compõem sua trilha sonora, em coautoria com os músicos com quem trabalhou em sua viagem - clipes das músicas também estão disponíveis no canal oficial do músico no YouTube (https://www.youtube.com/user/xirian2006). 

O repertório do show traz as 15 faixas do disco, como a que dá nome ao disco, “Omindá”, e outras como “O Mar”, “Real Grandeza”, “Barulhinho” e “Povo Bonito” - compostas por André - além de parcerias dele com Xis, Theo Werneck e Oki Dub (“Leviatan”) e Mauricio Pereira, Mintcho Garramone, Anelis Assumpção e Martim Buscaglia (“Xangô”), entre outras. 

Omindá em Yoruba é a junção das palavras Omin (água) e Da (alma). O significado reflete o objetivo do projeto: ser uma grande celebração da diversidade e da comunhão pela arte.  O encontro artístico de André Abujamra com estes artistas de várias partes do mundo, convivendo com culturas, tradições, musicalidades e traçando conexões com o Brasil e o exterior como parte fundamental da trajetória do artista.

Serviço

Lançamento do livro Água do Mar nos Olhos, de Wado

Onde: Teatro Jofre Soares/Sesc Maceió.

Endereço: Rua Barão de Alagoas, 229

Quando: 06/07/18, a partir das 20h

Show de André Abujamra a partir das 21h

Como: Evento gratuito e aberto ao público

Mais informações: Patrycia Monteiro – 82 98883-7609 (Whatsapp)


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]