Dólar com. 4.9991
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
13/10/2018 às 09h00

Cultura

Forró de Vera temático alerta para a prevenção do câncer de mama

Forró de Vera aconteceu na Praça Vera Arruda, na Jatiúca. O Forró faz parte da agenda do Maceió Rosa. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A segunda edição do Forró de Vera, no Corredor Vera Arruda no bairro de Jatiúca, atraiu muitos maceioenses e turistas para a orla de Jatiúca. A ação é realizada pela Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação e Cultura (Fmac), e faz parte da programação de ações da campanha Maceió Rosa. O evento acontecerá durante todas as sextas-feiras do mês e excepcionalmente haverá apresentações neste sábado (13). O evento está previsto para as 19h.

“O Forró de Verá é o dialogo da cultura com a saúde durante a campanha do Maceió Rosa. Estamos realizando a segunda edição daquilo que foi bem sucedido ano passado, graças à adesão do público e este ano não será diferente. São 16 grupos selecionados por edital, uma parte significativa da nossa tradição que através da nossa linguagem, de forma festiva e leve, vem tratar junto ao público de um assunto tão importante”, disse o presidente da Fmac Vinícius Palmeira.

Para a assessora especial de Políticas Sociais, Adriana Toledo, o Forró de Vera proporciona uma temática diferente para abordar o problema do câncer de mama e da necessidade de da prevenção contra a doença. “É uma iniciativa maravilhosa da Fmac que nos apoia durante esse mês, onde aproveitamos para conversar com as mulheres presentes no evento sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama, que é uma chaga nos dias de hoje. E com o forró mostramos que mesmo em momentos difíceis podemos celebrar”.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Suzangela Mendonça, explicou que poucas mulheres procuram realizar os exames preventivos.  “A gente aproveita o mês de outubro para fazer uma sensibilização às mulheres maceioenses, a demanda é muito maior que a procura, muitas mulheres podem estar apresentando os sinais da doença e não sabem. Por isso, intensificamos as atividades para que possamos alcançar o maior número de pessoas. Este é o tipo de câncer que tem a maior taxa de cura, existe 95% de chance quando diagnosticado no início. A detecção precoce depende da mamografia, esse é o trabalho que buscamos realizar”.

Para Vicente e Zélia Lopes, casados há 58 anos, o Forró de Vera é uma programação imperdível. “Ano passado viemos prestigiar e dançar forró todos os dias, este ano não será diferente. A iniciativa da Prefeitura é muito bonita, tanto pela temática que é muito importante para a saúde da mulher e também para movimentar a cidade e a cultura. É um programa familiar, as crianças podem brincar tranquilamente e os adultos aproveitam para dançar”.

Para maior comodidade do público que irá prestigiar o Forró de Vera, a Prefeitura de Maceió em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) levou alguns food trucks ao evento para apresentar a gastronomia alagoana.

Sábado, 13

Neste sábado (13), os maceioenses poderão assistir às apresentações de Forró Modelo, Sandoval e Banda Fogo no Forró, Messias Lima e Zé Mocó. O evento também acontece nos dias 19 e 26 de outubro.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]