Enquanto uma das premiações mais antigas e tradicionais para o Jornalismo alagoano, o Prêmio Braskem de Jornalismo também demonstra seu reconhecimento com uma importante medalha. Outorgada a cada edição a um profissional de reconhecida contribuição para a área, a Medalha Dênis Agra será destinada, em 2018, à jornalista Olívia de Cássia Correia Cerqueira, informam os organizadores Braskem e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal). Com 30 anos de formação, Olívia n&atild e;o permitiu nem que uma grave doença a afastasse da comunicação.
Olívia Cerqueira, como é conhecida, começou sua caminhada como revisora de textos no jornal Gazeta de Alagoas. Seguiu nesta função na Tribuna de Alagoas, onde também escreveu matérias especiais, e em seguida na Tribuna Independente, local onde sua atuação expandiu para a reportagem diária e editoria do caderno de TV.
Na assessoria de imprensa, trabalhou no Sindicato dos Bancários de Alagoas e também na Assembleia Legislativa do Estado, com os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros. No webjornalismo, Olívia atuou como plantonista do site Tribuna Hoje e com seu próprio blog, mantendo a sintonia com a evolução da comunicação.
Mas isso não a afastou de experiências com o jornalismo alternativo, como o jornal O Beco, que circulou em algumas ruas do Centro de Maceió, e o informativo O Relâmpago, em União dos Palmares. Publicou "Vivências", um livro artesanal de poesias e "Mosaicos do Tempo", neste ano de 2018, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo.
Neste livro, o público pôde conhecer uma batalha que Olívia Cerqueira sempre travou, mas nunca a limitou ou definiu: a Doença de Machado-Joseph, degenerativa e de transmissão genética que acometeu 80 pessoas em sua família, em diferentes graus de relação. “Mosaicos do Tempo” não é só a história de uma doença de família, mas histórias da vida da própria Olívia e até de União dos Palmares, e as mudanças de ambas ao longo dos anos.
Hoje aposentada, Olívia Cerqueira trabalhou na apuração “de rua” enquanto pôde na Tribuna Independente e procurou manter a mesma visão positiva da vida que seu pai manteve. Procura manter-se ativa fotografando, frequentando livrarias, exposições e cinema. E também lendo e escrevendo, paixões que o tempo não mudou.
A Medalha Dênis Agra será outorgada a Olívia Cerqueira durante a solenidade do 29º Prêmio Braskem de Jornalismo neste sábado (17), no Espaço Pierre Chalita, a partir das 21h.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria