Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
29/11/2018 às 10h48

Cultura

Marechal: Prefeitura lança programação da 9º edição da Festa Literária

Abertura da Festa acontece no dia 13 de dezembro com desfile das escolas municipais. Programação segue até o dia 15 de dezembro.

Wellington Alves/Divulgação

Desafios, conquistas e a força da mulher serão alguns dos aspectos discutidos na 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). Com o tema “Sou literatura, Sou Cultura, Sou Mulher”, o município de Marechal Deodoro se tornará durante três dias um cenário de relevância social. A programação desta edição foi lançada na manhã desta quarta-feira (28), durante capacitação dos professores da rede municipal de ensino.

Este ano, a Festa Literária de Marechal Deodoro está com novo formato, acontecendo em um único espaço, entre o Complexo Franciscano e a Rua Barão de Alagoas (Rua Fechada), integrando as diversas ações e atividades.

A abertura da festa acontece no dia 13 de dezembro e será realizada no Adro do Convento Franciscano espaço onde será montando o auditório principal. No primeiro dia de evento, o público contará com apresentações das escolas, desfile estudantil, giro cultural e o primeiro dia se encerra com um show de Fernanda Guimarães “Canta Elas", interpretando sucessos de grandes cantoras brasileiras.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, os deodorenses e todo o público presente irá contar com atividades dos mais variados tipos. Serão quatro mesas redondas por dia, com todos os temas voltados para a mulher. Poesia e Resistência Feminina; Mulheres na Editoras Alagoanas; Atuação das professoras negras na luta por uma educação anti-racista; o protagonismo das mulheres negras; são alguns dos nomes das oito mesas redondas que o público poderá prestigiar.

Além disso, no início da noite, acontece o sarau, que tem como tema “Pendura a Alma no Sarau”, que acontece no auditório principal. A Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal irá se apresentar nos dois dias, as turmas de teatro, irão apresentar monólogos, pequenas peças, músicas e poesias. O Sarau também contará com a apresentações de cantores alagoanos interpretando canções com temáticas voltadas a mulher, como forma de abrir os temas que serão discutidos, como resistência feminina; empoderamento; violência contra a mulher etc. Além disso, a ativista negra Bia Ferreira estará presente na sexta-feira (14) como atração principal do Sarau.

Já no sábado (15), o escritor carioca Gustavo Lacombe levará para o público seus textos que falam com delicadeza sobre os amores modernos. Lacombe irá realizar conversação e falar sobre a valorização de relacionamentos saudáveis. Além disso, a Associação Cultural de Travestis e Transexuais (ACTRANS) também estará presente no evento, com apresentações voltadas a temática da Flimar. Os alunos do ETA e cantores alagoanos também se apresentarão no espaço.

Para o público infanto juvenil e públicos das escolas da rede municipal, estadual e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a programação da Flimarzinha começa a partir das 13h e segue até às 17h. O público irá contar com batalha poética, contação de histórias, literatura de cordel, oficinas, exposições, CineFlimarzinha e shows culturais. A Flimarzinha acontece na Praça Pedro Paulino.

Outra atração que levará discussões para o público, é o Cine Flimar, que acontece na Casa de Deodoro. O Cine Flimar terá projeção de filmes, debates e bate papo.

Os shows artísticos acontecem na Arena Gastronômica, que ficará localizada na Rua Barão de Alagoas, a Rua Fechada. Os shows iniciam a partir das 19h.

O curador da 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), Denison Queiroz, destacou a importância do tema escolhido para a edição da Festa Literária.

“Esse ano temos uma mudança de foco, de estrutura da Flimar, nesta 9º edição, a Festa Literária não realiza mais homenagens a uma pessoa, ela tem uma temática, e este ano será a mulher. É uma imensa satisfação trazer essa discussão para Marechal Deodoro, a força da mulher, as conquistas e os desafios que ainda permeiam as mulheres na sociedade. Durante três dias, iremos transformar Marechal Deodoro num palco literário de relevância social, discutir problemas e propor soluções”, expôs o curador.

O secretário de Cultura de Marechal Deodoro e Coordenador Geral da Flimar, Diego Lima, falou da importância dos professores para o sucesso da Flimar.

“O mais importantes da Flimar são vocês que carregam essa festa nas nove edições. Este ano, nós temos mudanças, iremos abordar um tema, mas algumas coisas continuam como no ano passado, nós colocamos a Flimar na rua. Iremos mostrar a mulher e sua força, a presença dela na sociedade, a resistência e a valorização. A Flimar, é uma festa que movimenta a cidade, mas eu queria agradecer a vocês, por tratar esse evento com carinho, por fazer esse trabalho nas escolas. A Festa Literária de Marechal Deodoro não teria a mesma beleza, o mesmo ganho se não fossem vocês da Secretaria de Educação”, disse.

O prefeito Cláudio Filho Cacau, encerrou a solenidade e falou da importância do evento para o município.

“Esse ano iremos abordar as diferenças sociais, será um grande evento, que movimenta o turismo e a economia da nossa cidade. Então quero convidar vocês para participar desse evento e fazer um evento ainda melhor que nos outros anos”, disse.

A FLIMAR

A Festa Literária de Marechal Deodoro, é um evento que há nove anos atrai diversos públicos que se interessam em cultura e literatura. A Flimar é um projeto de consolidação de uma política que incentiva a leitura, e atividades literárias nas escolas do município e na comunidade, como forma de contribuir para que a população possa adquirir o hábito de leitura.

Confira a programação: 

Folder - Prog. Flimar 2018 


Fonte: Secom Marechal Deodoro

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]